Cavalo Crioulo seleciona na ExpoZebu exemplares para a final da morfologia


Ágata Jóia Boa – Crédito Fagner Almeida Divulgação

Os melhores exemplares da Raça Crioula da Exposição Passaporte de Uberaba (MG) foram selecionados nesta sexta-feira, em um dos mais prestigiados palcos do agronegócio brasileiro: a pista do Parque de Exposições Fernando Costa. O julgamento da Morfologia Passaporte, sediado no município mineiro, ocorreu entre os dias 2 e 3 de maio, durante a 89ª edição da ExpoZebu.

Pelo oitavo ano consecutivo, a Morfologia Passaporte de Uberaba fez parte do prestigiado evento que atrai visitantes de diversas partes do mundo, sendo reconhecido como um dos maiores no segmento pecuário. O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, exaltou a parceria e afirmou que “a presença do cavalo crioulo é de extrema importância e engrandeceu muito o evento. Não existe boi sem cavalo”, finalizou ele.

Com cerca de 2,5 mil animais inscritos nesta edição, representando um aumento de 21% em relação ao ano anterior, o palco proporcionou uma visibilidade ímpar para a raça, conforme destacado pelo vice-presidente de modalidades seletivas e morfológicas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), André Luiz Narciso Rosa. “Dividir esta pista é impressionante, estamos no maior palco, com a raça mais representativa do Brasil e estar aqui, sem dúvida nenhuma, nos coloca numa posição de referência”, enfatizou Rosa.

O experiente jurado da raça, Rodrigo Teixeira, teve a tarefa de selecionar, entre os 51 exemplares admitidos pelo técnico do Cavalo Crioulo Heitor Cheuiche e pelo técnico em treinamento Tiago José Mallmann, os oito exemplares que garantiram presença na Arena do Cavalo Crioulo no mês de agosto. Ao término da exposição morfológica, Teixeira ressaltou a importância do Cavalo Crioulo não apenas em Uberaba, mas também em outras regiões fora do eixo Sul, destacando os elevados níveis dos animais expostos. “Ao avaliar os competidores, observamos um alto nível, principalmente entre as fêmeas, e acredito que, com o devido acompanhamento, esses animais têm potencial para se destacar em Esteio, durante a final da Morfologia Expointer”.

Entre as fêmeas, o destaque foi a égua Ágata da Jóia Boa, criada e exposta por Denílson Utpadel, da Estância Ágata, de Rio Negrinho (SC), que arrematou os prêmios de Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça da exposição de Uberaba. Nos machos, o Grande Campeão da Passaporte foi GAP Pandillero, exposto por Jayme Monjardim Matarazzo, da Cabanha Villa Matarazzo, de São Paulo (SP).

Confira o resultado
FÊMEAS

GRANDE CAMPEÃ E MELHOR EXEMPLAR DA RAÇA
ÁGATA JÓIA BOA
CRIADOR DENILSON UTPADEL, EXPOSITOR DENILSON UTPADEL, ESTABELECIMENTO EST NCIA ÁGATA, RIO NEGRINHO (SC)

RESERVADA GRANDE CAMPEÃ
QUADRILHA DA TAMAREIRA-TE
CRIADOR CARLA F. MUSA / ONÉCIO SILVEIRA PRADO JR, EXPOSITOR CARLA F. MUSA / ONÉCIO SILVEIRA PRADO JR, ESTABELECIMENTO EST NCIA TAMAREIRA, SANTA RITA DO PASSA QUATRO (SP)

TERCEIRA MELHOR FÊMEA
QUE LINDA DA MATARAZZO
CRIADOR JAYME MONJARDIM MATARAZZO, EXPOSITOR JAYME MONJARDIM MATARAZZO, ESTABELECIMENTO CABANHA VILLA MATARAZZO, AMPARO (SP)

QUARTA MELHOR FÊMEA
GUAPA DO AMANHECER
CRIADOR FÁBIO BELLOTTI MOURA, EXPOSITOR FÁBIO BELLOTTI MOURA, ESTABELECIMENTO CABANHA NOVA QUERÊNCIA, BRASÍLIA (DF)

MACHOS

GRANDE CAMPEÃO
GAP PANDILLERO
CRIADOR PARCERIA GAP GENÉTICA, EXPOSITOR JAYME MONJARDIM MATARAZZO, ESTABELECIMENTO CABANHA VILLA MATARAZZO, AMPARO (SP)

RESERVADO GRANDE CAMPEÃO
LANCEIRO DO FUNDO DA SERRA
CRIADOR CRISTIANO SOUZA DA ROSA, EXPOSITOR CRISTIANO SOUZA DA ROSA, ESTABELECIMENTO CABANHA FUNDO DA SERRA, SÃO JOAQUIM (SC)

TERCEIRO MELHOR MACHO
QUADRO NEGRO DO RIBEIRÃO BONITO
CRIADOR ARISON JUNG, EXPOSITOR LUCIANO PINHEIRO VAZ

QUARTO MELHOR MACHO
QUIXOTE DO RIBEIRÃO BONITO
CRIADOR ARISON JUNG, EXPOSITOR ARISON JUNG, ESTABELECIMENTO CABANHA RIBEIRÃO BONITO, GUARAPUAVA (PR)

GAP Pandillero – Crédito Fagner Almeida Divulgação 
Fotos: Fagner Almeida/Divulgação
Texto: Redação ABCCC