HUSM-UFSM é referência regional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial


 O Hospital Universitário de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é referência em alta complexidade para a região central do estado do Rio Grande do Sul. Uma dessas especialidades é a Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF), que visa o diagnóstico e tratamento cirúrgico e coadjuvante das doenças, traumatismos e anomalias congênitas e adquiridas do aparelho mastigatório e estruturas faciais associadas.

O HUSM oferece atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes que necessitam de tratamento para o reestabelecimento da função do sistema estomatognático (ossos, músculos, articulações, dentes, lábios, língua, bochechas, glândulas, artérias, veias e nervos, que realizam funções de sucção, mastigação, deglutição, fonoarticulação e respiração), a estética facial e a qualidade de vida dos pacientes. Além disso, o corpo clínico docente do Hospital busca aprimorar essa especialidade e compartilhar conhecimentos, como demonstrado pela participação da docente Wâneza Dias Borges Hirsch, cirurgiã e traumatologista bucomaxilofacial, em um evento estadual, realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), nos dias 19 e 20 de abril de 2024.

Durante o Encontro Sul Rio-Grandense de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Wâneza representou o HUSM e apresentou casos clínicos de pacientes atendidos na instituição, destacando a aplicabilidade da impressão 3D em CTBMF e a confecção de biomodelos a partir do protocolo de Tomografia Computadorizada de Baixa Dose de Radiação (CTdBem). Essas tecnologias permitem diminuir o tempo operatório, reduzir custos e riscos de infecção e melhorar a qualidade de vida dos pacientes atendidos no HUSM.

A troca de experiências e conhecimento entre profissionais de diferentes instituições durante eventos como esse são importantes. No caso do HUSM, “Apresentamos casos clínicos de pacientes operados no HUSM onde a impressão 3D foi utilizada para o planejamento, conformação de placas de titânio ou confecção de implantes para plastia de defeitos ósseos da face, bem como as pesquisas e patentes em desenvolvimento”, explicou Wâneza.

Além disso, o Hospital tem trabalhado como parceiro de outros serviços de CTBMF, auxiliando na impressão 3D, resultado do trabalho conjunto de docentes da UFSM atuantes no HUSM, envolvendo as áreas da CTBMF, Radiologia Médica e Odontológica, Ciências da Computação e Engenharia. Segundo Wâneza, “os pacientes e alunos sempre serão os maiores beneficiados quando um docente vai representar sua instituição em eventos científicos relevantes, uma vez que as técnicas e abordagens mais atuais são discutidas, fazendo com que toda a equipe se mantenha atualizada e motivada a prestar serviço de excelência. E o que muito nos alegra é que o HUSM, está na vanguarda da oferta de tratamento aos pacientes da especialidade de CTBMF”.

A participação do HUSM no evento destacou a aplicabilidade da impressão 3D em CTBMF, evidenciando o uso inovador dessa tecnologia para o planejamento cirúrgico e melhoria da qualidade de vida dos pacientes do SUS. A interação entre profissionais de diferentes instituições fortaleceu a colaboração e aprimoramento na área, demonstrando o compromisso do HUSM em oferecer tratamentos de excelência.

Sobre a Ebserh

O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Fonte e foto Por Andreia Pires, com revisão de Danielle Campos

Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh