O Paleodia 2024 já tem uma data marcada: o evento será realizado no dia 9 de novembro, no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA) da Quarta Colônia, em São João do Polêsine (RS). A atividade de extensão busca fortalecer a integração da comunidade no cotidiano da pesquisa paleontológica, com atividades voltadas para as crianças e suas famílias. O objetivo é criar um ambiente de diversão e aprendizado.
O Paleodia surgiu em 2017, como uma forma de oferecer ao público infantil uma experiência de imersão na paleontologia. Entre as ações organizadas, está a “caça ao fóssil”, em que várias réplicas de gesso são enterradas na areia para que as crianças possam fazer a escavação.
Uma das atrações para este ano será a presença do “DinoCeppo”, uma representação realista de um velociraptor. Outras novidades incluem uma oficina de pintura de réplicas, em que as crianças poderão colorir suas próprias réplicas e levá-las para casa, além da brincadeira “Dinos no Gelo”. Durante o evento, também haverá pintura de rosto, brinquedos infláveis e salas de jogos.
Para as famílias, será feita a distribuição de água quente para chimarrão. Além disso, laboratórios do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal (PPGBA/UFSM) estarão presentes para divulgar algumas de suas pesquisas. Concomitantemente ao evento, os participantes poderão visitar a Mostra Paleontológica do CAPPA e ver de perto os fósseis encontrados na região.
“Embora as atividades sejam mais direcionadas ao público infantil, é um programa para toda família. Todos podem buscar aprender um pouco mais sobre paleontologia e conhecer de perto a riqueza dos fósseis da região”, explica a Assistente em Administração do CAPPA, Gisela Sartori Farencena. Na última edição, em 2022, a estimativa é de que cerca de 1.500 pessoas participaram do Paleodia.
Evento também proporciona visita à Mostra Paleontológica do CAPPA – Divulgação/CAPPA
De acordo com Gisela, as ações são uma oportunidade para o fortalecimento de vínculos familiares entre pais e filhos. “Ver a satisfação de cada criança ao ‘encontrar o seu fóssil’ e se sentir parte em cada brincadeira, não tem preço. O grande diferencial deste evento é justamente permitir a realização de sonhos de muitas crianças em serem paleontólogos por um dia, aproximando-se desse universo”, destaca ela.
O evento é uma parceria entre o CAPPA, o Centro de Ciências Naturais e Exatas e a Pró-reitoria de Extensão. A iniciativa também conta com o apoio do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus) e da Prefeitura Municipal de São João do Polêsine, além do patrocínio do Sicredi União RS/ES. Em caso de previsão de chuva para o dia, ou mesmo de muita chuva na semana em questão, o evento poderá ser adiado.
Fonte Texto: Micael dos Santos Olegário, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE. (UFSM)
Comentários