Nos 40 anos Monges Cartuxos visitam Vitral na capela de Três Mártires em Júlio de Castilhos


A fim de alcançar as muitas vocações na América Latina, o Prior Geral da Ordem dos Cartuxos decidiu estabelecer um Mosteiro na América do Sul.
A cidade escolhida foi Santa Maria de Ivorá, na quarta colônia na região central doRio Grande do Sul.
A decisão foi em 1983, na ocasião do IX centenário da fundação da Ordem. Em 21 de novembro de 1984 aconteceu a bênção solene do novo mosteiro, mas a obra completa se deu no ano 2000.

Capela de Três Mártires, no 2° distrito de Julio de Castilhos, que fica a cerca de 45 Km da sede do município, e próximo a Silveira Martins e Ivorá, recebeu, na sexta-feira (22) a visita dos Monges Cartuxos e saudou os mesmos pelos 40 anos de fundação da Cartuxa na Arquidiocese de Santa Maria, um marco de profunda espiritualidade e oração. Monges Cartuxos visitaram na Capela de Três Mártires o “Vitral” de São Bruno, que está na capela de Três Mártires no interior de Júlio de Castilhos;

  Ao longo dessas décadas, a presença dos monges cartuxos tem sido um testemunho vivo de oração contemplativa, silêncio e dedicação à vida interior, enriquecendo a fé de nossa comunidade e fortalecendo a Igreja em com a constante oração.

São Bruno:
Bruno (1035-1101), mestre de teologia e chanceler eclesiástico em Reims (Alemanha), passou a uma vida eremítica de austera penitência e de oração na Grande Cartuxa de Grenoble, por sua obra, berço da Ordem por ele fundada. Em seguida, foi conselheiro de Urbano II (1088-1099), seu antigo discípulo. Terminou sua vida numa localidade solitária da Calábria, chamada La Torre, próxima da que hoje leva o nome de Serra de São Bruno, onde repousa seu corpo (Igreja em Oração, Ano IX – nº 106, outubro 2023, CNBB).

VEJA AQUI VÍDEO MONGES EM JÚLIO DE CASTILHOS