Embrapa completa 50 anos com lançamento de novas tecnologias


Uma lei em 1972 autorizou o Poder Executivo a instituir uma empresa pública que deveria manter órgãos regionais e locais destinados a pesquisas, desenvolvimento de tecnologia e experimentações agropecuárias.

A determinação consta do primeiro artigo da Lei 5.851, que criou a Embrapa. Passados 50 anos, que se completam neste 26 de abril, a Empresa Brasileira de Agropecuária comemora uma trajetória histórica de contribuição para a agricultura e a pecuária do país.

Em solenidade na sede da empresa, em Brasília, nesta quarta-feira, com a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, parlamentares, representantes de organismos internacionais, de embaixadas, de universidades, de parceiros da Embrapa no desenvolvimento de tecnologias, serão lançadas mais de 30 tecnologias.

E slogan criado para a comemoração é “Seu futuro inspira a nossa ciência”, para valorizar passado e mirar o futuro.

O presidente da empresa, Celso Moretti, destaca as muitas conquistas da Embrapa que levaram o Brasil a se consolidar como líder agropecuário nos trópicos. Segundo ele, será reforçado o compromisso da Embrapa com a garantia da segurança alimentar do país, bem como pela preservação do meio ambiente.

Dentre as tecnologias que serão apresentadas na cerimônia de aniversário desta quarta estão cultivares, softwares, aplicativos, equipamentos, bioinsumos e sistemas de produção. Todas foram desenvolvidas em parceria com a iniciativa privada.

Além disso, serão assinados dois acordos de cooperação: um para Pesquisa e Eficiência para a Produção de Fertilizantes, com a Universidade da Flórida e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos; e outro, de Trabalho e Renda para Mulheres da Agricultura Familiar, com o Instituto Avon, para ampliação de atividades com o pinhão e o uso sustentável da biodiversidade brasileira.

 

Fonte: Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, José Carlos Andrade