Ao entardecer da sexta-feira (22/03), o pavilhão da Cancha Coberta, em Esteio, recebeu tradicionalistas de todas as querências para a abertura da 34ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul, a FECARS, promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A cidade, que é sede oficial da Expointer, transformou-se na capital do tradicionalismo gaúcho, acolhendo milhares de participantes que celebram a cultura pampiana. A cerimônia iniciou-se com a apresentação das bandeiras das trinta regiões tradicionalistas trazidas por cavaleiros. Na sequência houve o ingresso das crianças acenando lenços brancos, símbolo de paz sob a canção “O Homem do Pala Branco”. A Banda da Base Aérea de Canoas executou os hinos Nacional e Rio-Grandense. A solenidade prestou homenagem a narradores históricos que receberam uma Menção Honrosa: Nilson Hoffmann, Flávio Torres, Diolar dos Santos, Amilton Uchoa, Eneron dos Santos, Aldenoir Sotilli, Antônio Macedo e Idalcir Peruchim.
Entre as autoridades presentes, estiveram o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal; o presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Cristiano Coutinho. Ainda, o presidente em exercício da Fundação Cultural Gaúcha – MTG/FCG, Paulo Matukait e os vice-presidentes Nicanor Castilhos, Claudemir Bresolin, Madeline Zancanaro e Ildo Wagner. Ainda, o diretor de Relações Internacionais da CBTG, no ato representando o Presidente Francisco Fighera, Rogério Pereira Bastos. Também acompanharam a primeira prenda do Rio Grande do Sul, representando todas as prendas estaduais, regionais e de entidades tradicionalistas, Anna Julia dos Santos Fraga; o Peão Farroupilha do Rio Grande do sul, representando a todos os peões estaduais, regionais e de entidades tradicionalista, Andrei Luis Fonseca.
Chegada da Chama Crioula
O ponto alto da cerimônia foi a chegada da Chama Crioula, que percorreu 230 quilômetros, trazida pelos cavaleiros da 5ª Região Tradicionalista de Santa Cruz do Sul, cidade que sediou o encontro no ano passado. A coordenadora da 5ª Região Tradicionalista Marisa Dal’Osto Rossa e o Diretor Paulo Machado, comandante da cavalgada fizeram a entrega da Chama Crioula para a Coordenadora da 12ª Região Tradicionalista, Marcia Rosane Monteiro, que, juntamente com seu Diretor de Cavalgadas, Valdir Soares Pereira, acenderam o candeeiro crioulo da festa, a quem cabe a responsabilidade de guardar a chama e em 2025, entregá-la ao coordenador que sediará a próxima FECARS.
A Presidente do MTG, Ilva Goulart, declarou oficialmente aberta a 34ª FECARS
“Reconheço e honro àqueles que contribuíram para a história desta festa, seja através de suas habilidades narrativas ou julgamentos, enriquecendo assim a tradição do Rio Grande. Convido todos vocês a nos apoiarem não apenas nas competições, mas também na preservação de nossas tradições e valores”, disse.
Sobre o MTG
O Movimento Tradicionalista Gaúcho, conhecido como MTG, é uma organização que preserva e promove a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul. Fundado em 1967, tem como objetivo principal preservar e difundir os costumes gaúchos, como a música, a dança, a culinária e as vestimentas típicas. É responsável por coordenar os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), onde são realizados eventos culturais, festivais de música e dança, além de competições de laço e rodeios crioulos. Desempenha um papel fundamental na manutenção da identidade e no fortalecimento do orgulho gaúcho entre as gerações.
Crédito fotos Marcelo Matusiak
Fonte: PlayPress Assessoria e Conteúdo
Comentários