A partir das 12h30 (hora legal de Brasília) da tarde da próxima segunda-feira, dia 08/04, o Observatório Nacional promove uma nova edição do projeto “O Céu em sua Casa: observação remota”.
Nesta edição especial, o ON, em parceria com o Time and Date, Marcelo Domingues, do Clube de Astronomia de Brasília (CASB), David Duarte, do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) e Usina da Ciência UFAL(AL) de Maceió/AL, fará a transmissão ao vivo do Eclipse Total do Sol, que será visível no México, Estados Unidos e Canadá, além de ser visível como parcial em quase toda a América do Norte e em uma faixa da Europa Ocidental.
A transmissão vai ser feita pelo canal do Observatório Nacional no YouTube e vai mostrar o eclipse em todas as suas fases, em tempo real, graças aos parceiros que estarão localizados onde o eclipse será visto plenamente, dependendo apenas das condições climáticas.
Além de exibir o eclipse, os astrônomos amadores e profissionais que fazem parte do projeto vão conversar com o público sobre astronomia, astrofísica, telescópios e obtenção de imagens astronômicas, como é feito tradicionalmente nas observações públicas presenciais.
Conforme explica a astrônoma do ON, Dra. Josina Nascimento,
“Um eclipse do Sol ocorre quando a Lua fica entre o Sol e a Terra projetando uma sombra sobre a Terra. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra. Em torno da umbra se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada. Se o observador está na estreita faixa da Terra atingida pela umbra, ele vai ver o eclipse como total. Se está na área atingida pela penumbra, verá como parcial”.
Segundo informações colhidas pelo Time and Date, o eclipse solar total deste ano de 2024 começará às 12h42, atingirá o máximo às 15h17 e terminará às 17h52 (BRT).
O início da transmissão será às 12h30 (Hora Legal de Brasília), pelo nosso canal no Youtube: youtube.com/observatorionacional
Venha ver o eclipse total do sol conosco!! Não perca! Nesta segunda-feira (08), a partir das 12h30 BRT.
Lembrete: Nunca olhe diretamente para o Sol, nem com óculos escuros ou com chapas de raio x e muito menos com lentes ou telescópios, a não ser os apropriados para esse fim. Você pode queimar a retina de forma definitiva se fizer isso. Somente é possível olhar para o Sol usando filtros apropriados e mesmo assim não se pode fitar por muito tempo seguido, mas somente por cerca de 20 segundos.
Fonte CominicaçãoObserbatório Nacional
Imagens Imagens whasApp (Júlio de Castilhos)
Foto reprodução Observatório Nacional
Comentários