Julgamento Devon – Crédito Edu Rickes Divulgação.
A Associação de Criadores Herd-Book Collares (ANC) promoveu neste sábado, 3 de agosto, a última sessão de julgamentos da 1ª Feira Nacional de Genética Promebo-Fenagen. Oito animais, sendo seis da raça Devon e dois da raça Bravon, entraram em pista. O jurado responsável pelas avaliações foi o avaliador do Promebo, Lucas Hax.
Entre as fêmeas da raça Devon, tanto a Grande Campeã Terneira Menor como a Grande Campeã Fêmea Jovem foram exemplares expostos por Wanderley Berté e Família, da Cabanha Fazenda Sonho e Realidade, de Água Doce (SC).
Quanto aos exemplares machos da raça Devon, no campeonato Terneiro Menor, o exemplar Grande Campeão foi da Cabanha Saudade, de São Gabriel (RS), da expositora Ana Cecília Teixeira Senna Ribas. No campeonato Touro Jovem Maior, o Grande Campeão foi o exemplar também da Cabanha Saudade, de São Gabriel, da expositora Ana Cecília Teixeira Senna Ribas e da Cabanha Boeck, do expositor Everton Oliveira Boeck, de Encruzilhada do Sul (RS).
Na raça Bravon, os Grandes Campeões Campeonato Terneiro Maior CCG e Terneira Maior CCG são da Cabanha Saudade, de São Gabriel, da expositora Ana Cecília Teixeira Senna Ribas.
O jurado Lucas Hax parabenizou a Associação de Criadores Herd-Book Collares (ANC) e os criadores de Devon e Bravon pela qualidade apresentada. Quanto ao julgamento em si, Hax destacou a qualidade dos animais tanto em termos de dados quanto desempenho fenótipos. “Animais de bastante selo racial e com desempenho produtivo, que é o que interessa ao pecuarista, ou seja, animais que vão reproduzir bons novilhos, boas terneiras e que vão incrementar a produtividade dos sistemas pecuários do país inteiro”, concluiu.
A 1ª Fenagen é uma promoção da ANC e do Promebo, com patrocínio de Senar, Banrisul, Sicredi e BRDE, e apoio da Farsul e da Foco Pampeano Técnica Agropecuária.
Foto: Edu Rickes/Divulgação
Texto: Artur Chagas/AgroEffective
Comentários