Gaúcho Marcos Livi é destaque no Festival Tutano, em Curitiba


Marcos Livi, o chef gaúcho conhecido como o “homem do fogo”, será um dos destaques na 5ª edição do Festival Tutano, que acontece de 21 a 23 de setembro no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR). Natural de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, Livi começou sua trajetória na gastronomia ainda jovem, no empreendimento familiar, e desde então construiu uma carreira de destaque no cenário nacional e internacional.

O chef, que já soma 40 anos de experiência, é responsável por uma série de empreendimentos gastronômicos de sucesso, como o Verissimo, Quintana, Brique, Nápoli Centrale, e FFBurger. Além disso, Livi revitalizou o histórico hotel Parador Hampel, na sua cidade natal, onde apresenta o evento “A Ferro e Fogo”, uma experiência culinária que resgata as técnicas de cocção ao fogo, transformando o local em um verdadeiro destino gastronômico.

No Festival Tutano, Marcos Livi irá compartilhar sua expertise durante o fórum – espaço dedicado a palestras, painéis de debate, mentorias de negócios e networking entre profissionais e estudantes da gastronomia. O chef será responsável pela palestra de abertura do evento, intitulada “Tirando leite de pedra”, na qual irá abordar a importância da hospitalidade associada a experiência, com base em sua trajetória no hotel Parador Hampel.

O Festival Tutano, consolidado como um dos maiores eventos gastronômicos do Sul do país, terá uma programação diversificada, que inclui feira gastronômica, 28 aulas-show de culinária com chefs e profissionais de destaque, programação musical e oficinas kids durante o fim de semana, além do fórum na segunda-feira, com palestras, painéis de debate e mentorias de negócios.

“O Festival é uma grande festa para todos que amam gastronomia, enquanto o Fórum é um espaço de troca de conhecimento e networking para aqueles que fazem a gastronomia acontecer. Queremos reunir os principais nomes da gastronomia para debater temas relevantes no mercado e discutir soluções, inovações e tendências da área”, diz Beto Madalosso, idealizador do evento.

Abordando os temas mais relevantes do momento, o Fórum Tutano trará mais de 20 personalidades da área para troca de conhecimento de forma irreverente e leve, que se traduzem nos nomes divertidos de cada painel: “O que eu fiz quando a chapa esquentou”, que aborda a volta por cima diante dos desafios de empreender na gastronomia; “Quem quer esse trampo?”, dedicado a falar sobre a gestão de pessoas nos dias de hoje e principalmente como atrair e reter pessoas na área; “A gente não quer só comida: a gente quer comer melhor”, trazendo a conexão entre saúde, longevidade, alimentação e os restaurantes; e, por fim o painel “Boca no Trombone”, que abordará os desafios da comunicação e marketing nos tempos atuais.

O Festival Tutano vai acontecer nos dias 21 e 22 de setembro, das 11h às 19h, enquanto o Fórum Tutano acontecerá no dia 23 de setembro, das 8h30 às 19h, ambos no Salão de Eventos do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba (PR). Os ingressos estão disponíveis no site. Para mais informações sobre o evento, acesse o perfil oficial no Instagram: @tutanogastronomia.

Fonte e foto por: Fernanda Ginka
P+G Trendsmakers