*Estreia curta-metragem “Iconografia Castilhense a partir da Nossa Gauchidade!”,


Na ultima terça-feira, (24), o Centro Cultural Álvaro Pinto, em Júlio de Castilhos, foi palco do lançamento do projeto cultural “Iconografia Castilhense a partir de Nossa Gauchidade”. Idealizado pela proponente Maria da Graça Portela Lisbôa, este projeto, criado através do edital da Lei Federal Paulo Gustavo, que explorara  lugares, costumes e símbolos que definem o município de Júlio de Castilhos na região central do Rio Grande do Sul.

O projeto tem como objetivo revisitar e valorizar a história e a cultura local através de uma profunda conexão com a identidade gaúcha. Com foco no resgate de memórias e expressões culturais, a iniciativa destacará elementos arquitetônicos, artísticos e simbólicos que definem a singularidade de Júlio de Castilhos.

O evento de lançamento contou com uma apresentação detalhada do projeto, além de momentos de interação e debate sobre a importância da preservação da cultura local. A noite foi um marco para a comunidade castilhense, celebrando a riqueza de suas raízes culturais e fortalecendo o sentimento de pertencimento ao nosso território.

Foi uma noite incrível, cheia de arte, cultura e história, celebrando nossa identidade e raízes!

O curta-metragem contou com a participação de personalidades e artistas locais, retratando pontos emblemáticos da cidade e valorizando a cultura material e imaterial de Júlio de Castilhos.

A produção, dirigida por Maria da Graça Lisbôa, também destacou a presença feminina no campo, reforçando a importância das mulheres na história e na cultura local.

Após o lançamento do curta-metragem Iconografia Castilhense a partir da Nossa Gauchidade. Uma viagem pelos costumes, lugares e símbolos que definem nossa terra!, aconteceu no Armazém Eventos, show com Guto Gonzalez, que também faz parte do Curta.