HUSM-UFSM testa novo sistema de acesso ao hospital em Santa Maria


O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), começou a testar, no início desse mês, catracas e roletas para acesso de trabalhadores, pacientes e acompanhantes no ambiente hospitalar.

O chefe da Unidade de Serviços Gerais, Fabiano Vicente, explicou que o funcionamento das catracas e a exigência do uso dos crachás para entrar no hospital trazem mais segurança e controle de quem entra e sai do HUSM. As catracas podem ser encontradas na portaria central e nos acessos pelo subsolo ( junto ao relógio ponto e pronto-socorro).

Por ainda estar em fase de avaliação, Vicente enfatiza que “Nesse momento de teste, ninguém será barrado ou impedido de entrar no hospital.”

Para liberar a entrada, o trabalhador precisa encostar o crachá – que utilizam tecnologia RFID (Identificação por Radiofrequência) – na luz vermelha, que aparece no topo da cancela. Quando ela mudar para a cor azul, o acesso é liberado.

Os funcionários que ainda não fizeram o crachá novo, precisam preencher o formulário on-line (CLIQUE AQUI) e anexar uma foto 3×4. Depois de sete dias, podem retira-lo no Protocolo (subsolo). Os residente e os acadêmicos devem entrar em contato com a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP).

Pacientes, acompanhantes e visitantes receberão um cartão de acesso, uma peça plástica sem impressão, que servirá para o controle de entrada pela catraca. Na saída, o usuário deve depositar o cartão em uma urna, que liberará automaticamente a passagem.

Fonte e foto por: Por Ana Carolina Zago Mendes, estagiária de Jornalismo da Unidade de Comunicação do HUSM-UFSM.