Maratona Internacional de Porto Alegre 2024 tem como grande campeões Vivian Kiplagati (QUE) e Maxwell Rotich (UGA)


Vivian Kiplagati (foto), do Quênia, foi a grande campeão – Fotos: Lincoln Schindler/Foco Radical/Maratona de Porto Alegre

A Maratona Internacional de Porto Alegre conheceu os grandes campeões de sua 39ª edição neste domingo (29). Vivian Kiplagati, do Quênia, e Maxwell Rotich, de Uganda, conquistaram o lugar mais alto do pódio da prova principal do tradicional evento do calendário de corridas de rua do Brasil. Mais 18,5 mil atletas participaram do evento esportivo em dois dias de corridas. O último sábado (28) foi da Meia Maratona (21,097 km), das Rústicas de 10 km e 5 km e da Maratoninha (infantil), enquanto o domingo foi dedicado à prova principal, com os 42,195 km na capital gaúcha.

Vivian Kiplagati (QUE) e Maxwell Rotich (UGA) entraram para o rol dos grandes atletas da tradicional Maratona Internacional de Porto Alegre, ao escreverem seus nomes na história da maratona mais antiga, mais icônica e mais rápida do Brasil. O ugandense Maxwell Rotich estreou na distância e, de cara, conquistou o título. Ele superou os 42,195 km com o tempo de 2h18m55. Já a queniana Vivian Kiplagati, segunda colocada na edição passada, alcançou a primeira colocação na maratona deste ano. Ela cruzou a linha de chegada após 2h42m57 de prova. Cada um faturou R$ 60 mil pelo lugar mais alto do pódio. 

“Agradeço à organização da Maratona Internacional de Porto Alegre por ter me convidado para voltar para disputar a prova. No ano passado, fiquei na segunda colocação. Dessa vez vim para fazer uma maratona ainda mais forte. No começo, corri junto com outras atletas. Mas eu queria muito completar a prova e dei o meu melhor por este objetivo. Fico feliz com o resultado. Ainda mais com tanta torcida, que me incentivou chamando meu nome na reta final, e agradeço muito por isso”, disse a queniana. 

“Primeiro, eu corri para completar a prova. O percurso é muito bom, ainda que o clima estivesse um pouco difícil por causa da alta umidade do ar neste domingo (29). Esta corrida no Brasil é muito boa. Estou muito feliz com a vitória e por ter conseguido essa boa premiação. Espero poder voltar na edição do próximo ano e, quem sabe, conseguir quebrar o recorde da prova”, falou o ugandense campeão da maratona. 

A 39ª edição da Maratona Internacional de Porto Alegre foi a maior do histórico do evento. Ao todo, nos dois dias de provas, mais de 18,5 mil atletas participaram das corridas na capital gaúcha. Além disso, foram oferecidos R$ 645 mil em premiação, a maior entre as maratonas brasileiras em 2024. Prevista para junho, o evento esportivo teve de ser adiado para setembro em razão das enchentes e seus reflexos por todo o Rio Grande do Sul. Por isso, sua realização significa um marco na retomada do esporte e do turismo esportivo da cidade e do estado. 

“A realização da 39ª Maratona Internacional de Porto Alegre, apesar das circunstâncias desafiadoras, foi um grande triunfo. O adiamento em razão das enchentes que atingiram a cidade e o estado, em maio, trouxe um desafio enorme, mas a determinação de todos os envolvidos, desde a organização até os atletas, fez com que o evento superasse todas as expectativas. Foi a maior edição já realizada em mais de quatro décadas. Foi não apenas um marco esportivo, mas também um símbolo de superação para Porto Alegre e para o Rio Grande do Sul”, afirma Paulo Silva, diretor da prova e do Clube de Corredores de Porto Alegre (CORPA), organizador do evento. 

Com o céu iluminado em um lindo dia na capital gaúcha, a prova principal da Maratona Internacional de Porto Alegre 2024 teve largada às 7h, na arena montada em frente ao BarraShoppingSul. Cerca de 5,5 mil atletas correram os 42,195 km pelas ruas da cidade. Eles tiveram apoio do grande público que acompanhou de perto a maratona em diferentes pontos. Na primeira metade do percurso, os atletas contornaram a região dos clubes náuticos de Porto Alegre e seguiram rumo ao trecho pelos bairros Cidade Baixa e Menino Deus. A reta final da maratona passou pelo Centro Histórico, incluindo o interior do Mercado Público Municipal de Porto Alegre, um símbolo marcante da capital gaúcha, até o reencontro com a Orla do Guaíba para os últimos quilômetros até a linha de chegada. 

Atletas africanos se sobressaíram desde o começo da prova. Entre os homens, os ugandenses Abraham Kiplimo, Maxwell Rotich e Paul Korir assumiram a liderança e imprimiram o ritmo da dianteira. No feminino, as quenianas Vivian Kiplagati e Susy Chebet tiveram a companhia da brasileira Franciane dos Santos. Já na metade da prova, a também brasileira Susane Martins passou a correr junto das três, mas não conseguiu acompanhar o ritmo por tanto tempo. 

Após os primeiros 21 km até o km 30 da maratona masculina, a disputa entre os três ugandenses ficou franca para tomar a dianteira. Dentre eles, Maxwell Rotich foi para frente e abriu vantagem para se tornar forte candidato ao título da 39ª edição da Maratona Internacional de Porto Alegre. Ele foi o primeiro maratonista do evento a percorrer os 140 metros pelo interior do Mercado Público da capital gaúcha. No km 30 da prova feminina, a briga pela primeira posição seguiu entre as quenianas Susy Chebet e Vivian Kiplagati e a brasileira Franciane dos Santos. Elas passaram juntas pelo interior do Mercado Público. 

Passava das 9h deste domingo (29) quando o grande público nos arredores da arena da Maratona de Internacional de Porto Alegre 2024, montada em frente ao BarraShoppingSul, fazia muito barulho por conta da passagem de Maxwell Rotich. Sozinho, ele abriu os braços e agradeceu à torcida antes de cruzar o pórtico de chegada. O ugandense marcou 2h18m55 para se sagrar o campeão da 39ª edição da maratona, em sua primeira prova de 42,195 km da carreira. A segunda posição ficou com o queniano Elisha Barno. O melhor brasileiro foi Samuel do Nascimento, que completou a prova em terceiro. 

Entre as mulheres, nos últimos quilômetros, a queniana Vivian Kiplagati assumiu a ponta e abriu uma pequena vantagem. A amazonense Franciane dos Santos tentou acompanhar a africana, mas não conseguiu manter a perseguição. Vivian Kiplagati apareceu sozinho na reta final. Ela agradeceu aos aplausos do público antes de cruzar a linha de chegada dos 42,195 km por Porto Alegre em 2h42m57. Pouco depois, Franciane terminou a prova para garantir a segunda colocação e ser a melhor brasileira da 39ª edição da Maratona Internacional de Porto Alegre. Susy Chebet, do Quênia, ficou com a terceira posição, seguida por Susane Martins. 

Quando boa parte dos atletas já havia completado os 42,195 km, uma grande festa celebrou a prova principal do evento. A banda Comunidade Nin-Jitsu botou embalou os corredores na arena, em show que encerrou a maior edição da história de um dos maiores eventos do atletismo brasileiro. 

Superação também no sábado (28)

A ação da Maratona Internacional de Porto Alegre 2024 começou ainda no sábado (28). A prova principal do primeiro dia de competição foi a meia maratona, com seus 21,097 km. O potiguar Marciel Miranda venceu entre os homens, com o tempo de 1h06m38, enquanto a cearense Aline Prudêncio conquistou o bicampeonato feminino, com o tempo de 1h17m54. 

Nas corridas rústicas, Bernardo Luís Prior venceu os 5 km em 15m37 e Ketlen Petry foi a primeira mulher, com 17m58. Já nos 10 km, José Antônio Machado do Cunha completou em 30m39 e Paola Horst Alves venceu a prova feminina com 42m06. O primeiro dia de corridas também contou com a Maratoninha, para crianças. Na parte final da manhã, o embalo da arena do evento foi da banda Acústicos & Valvulados. 

Feira da Maratona e retirada de kits

A programação oficial da 39ª Maratona Internacional de Porto Alegre começou ainda na última quarta-feira (25), com a abertura da Feira da Maratona. O espaço temático, montado no Centro de Evento do BarraShoppingSul, aberto ao público, reuniu mais de 30 expositores, que apresentaram ao público as últimas novidades do segmento de corrida. A feira terminou no sábado (28), com um saldo superior aos 30 mil visitantes nos quatro dias. 

Em sua 39ª edição, a Maratona Internacional de Porto Alegre teve a Olympikus como marca esportiva oficial, contou com a Unimed como marca de saúde, teve o patrocínio de GO3, DaColônia, Rede Master Hotéis, Herbíssimo, KTO, Foco Radical e Droga Raia, e apoio de BarraShoppingSul, Prefeitura de Porto Alegre e Strava. A realização e organização do evento foi do Clube de Corredores de Porto Alegre (CORPA).

Resultados Maratona Internacional de Porto Alegre 2024

Maratona geral feminino

1. Vivian Kiplagati (QUE), 2h42m57

2. Franciane dos Santos Moura, 2h43m35

3. Susy Chebet Chemaimak (QUE), 2h44m12

4. Susane de Araujo Martins, 2h49m03

5. Vaniclea Moura dos Santos, 2h49m09

Maratona geral masculino

1. Maxwell Rotich (UGA), 2h18m55

2. Elisha Kiprop Barno (QUE), 2h20m11

3. Samuel do Nascimento, 2h21m17

4. Antonio Marco de Araújo, 2h21m54

5. Eliezer de Jesus Santos, 2h23m21

Provas de sábado (28) 

Meia Maratona geral feminino

1. Aline Prudêncio, 1h17m54

2. Anastácia Rocha Pereira, 1h18m43

3. Regiane Braga de Souza, 1h19m12

4. Gabriela de Freitas Tardivo, 1h19m33

5. Fabrícia Stedille, 1h20m38

Meia Maratona geral masculino

1. Marciel Miranda de Almeida Silva, 1h06m38

2. Emerson Rosa Oliveira, 1h07m04

3. Giovani dos Santos, 1h07m23

4. Vitor de Oliveira da Silva, 1h07m30

5. Melquisedeque Ribeiro, 1h07m33

Rústica 10 km geral feminino

1. Paola Horst Alves, 42m06

2. Lisiane Furtado, 42m14

3. Luana Goes Soares da Silva, 43m06

4. Patrícia Atkinson de Souza, 43m07

5. Mayara Pitol, 43m10

Rústica 10 km geral masculino

1. José Antônio Machado do Cunha, 30m39

2. Patrick Eduardo Hermes, 32m06

3. Deivid da Silva Nunes, 34m08

4. Kaleb Barros Feijó, 35m20

5. Lorenzo Dovera, 35m32

Rústica 5 km geral feminino

1. Ketlen Petry, 17m58

2. Fernanda Sandri Schneider, 18m56

3. Mariana Jardim Rodrigues Saraiva, 20m17

4. Mabila Makrakis, 20m32

5. Nathalia Godinho Antunes dos Santos, 21m59

Rústica 5 km geral masculino 

1. Bernardo Luís Prior, 15m37

2. Josiel Vergara, 15m38

3. Emanuel Greff Machado, 15m54

4. Elizandro Melgarejo, 16m00

5. Guilherme de Lima Moser, 16m12

Maxwell Rotich, de Uganda, campeão da Maratona Internacional de Porto Alegre – Foto: Lincoln Schindler/Foco Radical/Maratona de Porto Alegre

Fonte

SixComm Comunicação – Danilo Caboclo