A cidade de Júlio de Castilhos recebe, no dia 17 de outubro, o Campo Tecnológico de Inverno. No evento, organizado pela Cooperativa Agropecuária Júlio de Castilhos (Cotrijuc), em parceria com o Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Sementes (Cesem), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), vão ser apresentadas as novidades em tecnologias e manejos para as culturas de inverno.
Serão seis estações técnicas, abordando desde pré-emergentes, doenças e plantas daninhas, nutrição, rentabilidade e uma vitrine com as principais cultivares de trigo da região. Veja aqui como vão funcionar as estações:
-
Manejo de plantas daninhas: diferentes alternativas de controle das principais plantas daninhas no trigo;
-
Manejo nutricional na cultura do trigo: diferentes doses de adubação na base e manejo de nitrogênio;
-
Manejo de doenças na cultura do trigo: momento de entrada de fungicida;
-
Alternativas de coberturas de solo de inverno: rotação de culturas;
-
Alternativas de renda no inverno: utilização de diferentes culturas como estratégia de rentabilidade na propriedade;
-
Vitrine de cultivares de trigo.
“O DDPA, através da Pesquisa desenvolvida no CESEM, apresentará diferentes alternativas de coberturas de solo no inverno, de forma a proteger, melhorar e conservar a qualidade do solo e da água, promovendo a sustentabilidade dos sistemas de cultivo’, destaca a chefe do Centro, pesquisadora Liege Camargo da Costa.
Já os pesquisadores na Cooperativa Central Gaúcha de Leite (CCGL), Tiago Hörbe e Jackson Fiorin, vão falar sobre manejo de culturas e fertilidade do solo. As inscrições são gratuitas, a visitação ocorrerá das 8h até as 17h30, na área experimental da Cotrijuc, no Cesem (Fepagro).
O Campo Tecnológico de Inverno é realizado anualmente com o objetivo de difundir informações sobre as principais alternativas para a rentabilidade da propriedade rural no período de inverno.
O CESEM
O Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Sementes (Cesem) desenvolve pesquisas na área de melhoramento genético de soja visando resistência a doenças e fatores abióticos, na seleção de linhagens de soja com potencial para consumo humano, na implementação do projeto de resgate e conservação do Banco de Germoplasma de Soja e no manejo de espécies de cobertura de solo de verão e de inverno.
Inscrições
A participação no evento é gratuita. Inscrições pelo site: https://www.e-inscricao.com/coopcotrijuc/campotecnologico
Fonte Por Maria Alice Lussani/SEAPI
Comentários