Conhecidos os campeões das Forças A e B da Final Nacional de Paleteadas 2024


Vencedores Força B – Crédito João Morais Divulgação.

As duplas vencedoras da Final Nacional de Paleteadas Temporada 2024, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), foram conhecidas neste sábado, 12 de outubro, na arena coberta do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).  Disputaram o título 41 duplas na Força A e 20 na Força B, sendo selecionadas após mais de 30 horas de provas e quase 1,3 mil corridas totalizadas na primeira fase, que começou na quinta-feira, dia 10.  
A paleteada é realizada em dupla e testa a habilidade dos ginetes com o gado, além de avaliar a força, a rusticidade e o domínio sobre o Cavalo Crioulo.  Neste ano, a Final começou com os inéditos playoffs, uma oportunidade extra para as duplas que não conseguiram suas vagas diretamente.
Na Força A venceu a dupla do box 61, Carlos Silva Loureiro de Souza, que montou Floreio Vaidosa, e Luiz Alberto Martins Bastos, que montou Cartilha 3725 da Tradição, com nota  final de 80,88. Conforme Bastos, “uma vitória é sempre uma alegria. “Embora a gente venha para participar, para se divertir, é bom uma conquista”, destacou, lembrando que sempre está participando dos eventos da raça Crioula.
Souza, por sua vez, disse que cada vitória é diferente “e essa tínhamos a expectativa de andar bem”. “Com a dobradinha no pódio de ganhar dois prêmios, Força A e Ginete Destaque Aluízio Perez, superei  todas as minhas expectativas. Hoje a gente corre muito mais tranquilo porque sabemos que tem um anjo nos protegendo”, observou em uma referência ao ginete Aluízio Perez que faleceu em dezembro de 2018.
 Na Força B venceu a dupla do Box 27 composta pelos irmãos Josias Cardozo Martins, montando Lágrima da Itaipú, e Anderson Cardozo Martins, montando Guloseima do Chamamento. A nota final da dupla foi 70,15.
O vice-presidente de Provas Esportivas da ABCCC, Fernando Gonzales, avaliou a Final Nacional de Paleteadas como a concretização de um ciclo maravilhoso. “Passamos por um ano muito difícil e estamos agora em um período de reconstrução. Tivemos cinco mil, 412 participações em 91 eventos durante o ano e a gente enxerga que esse altíssimo nível vem devido a muita competição, muita competitividade”, salientou, colocando que nunca deve ser esquecida a premissa  da Associação que é a de agradar aos sócios. “Agradando aos sócios,  agradamos às famílias. Então, nos sentimos muito felizes com este evento”, concluiu.
Os jurados responsáveis foram Cleir Brandolt Fagundes e Filipe Lisboa, intercalando com Renato Dotto Gonçalves Filho e Santiago Duglio Schiavo nas placas da Força A. Já na Força B, a avaliação foi de Augusto da Luz Machado e Rafael Geiss Terra. A supervisão técnica da prova ficou a cargo de Rodrigo Rodrigues Teixeira.

Vencedores Força A – Crédito Maurício Vinhas Divulgação.


Fotos: Maurício Vinhas e João Morais/Divulgação
Texto: Artur Chagas e Rejane Costa/AgroEffective