Definidos os primeiros finalistas no Fegadan e Fegachula 2024


Rafael Sodré

As apresentações do Festival Gaúcho de Danças (Fegadan) e do Fegachula animaram o público presente nos dois palcos do Parque Cinquentenário, em Farroupilha. O evento, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), reúne mais de 100 competidores distribuídos em várias categorias, que demonstram talento e paixão pela cultura gaúcha.

As atividades começaram na sexta-feira com diferentes danças. Durante a manhã, tarde e noite deste sábado (19/10), as atrações incluíram as primeiras disputas da chula.

“A chula, por ser uma modalidade individual, tem uma importância especial, pois tanto crianças quanto adultos precisam depender de si mesmos para executá-la. Não é uma dança em grupo, então essa independência se torna uma construção para a vida. Ela transforma meninos em homens, e acho que esse é o principal valor dela”, declarou Guilherme Dias, vice-diretor de Chula do MTG.

As danças tradicionais ocorreram em paralelo em outro palco. O dia começou com as categorias Juvenil, Adulta e Veterana, seguido pelas apresentações de Xiru, Pré-Mirim e Mirim. A programação continua ainda no sábado até aproximadamente a meia noite e neste domingo, 20/10, com as finais nas categorias Xiru, Veterana, Adulta, Pré-Mirim, Juvenil e Chula Trio.

Primeiros Classificados

Na modalidade Danças Tradicionais Veterana, o CTG Os Carreteiros, de Caxias do Sul (25ª Região Tradicionalista), garantiu o primeiro lugar com uma apresentação impecável. O segundo lugar ficou com o CTG Brazão do Rio Grande, de Canoas (12ª RT), e o terceiro com o CTG Laço da Amizade, também de Caxias do Sul (25ª RT).

No Chula Adulto, o destaque foi Bruno Berthier Sander, do GAN Lagoa Vermelha (8ª RT), que assegurou o primeiro lugar na fase classificatória. Henrique Soares Zanin, também do GAN Lagoa Vermelha, ficou em segundo, seguido por Lucas Gabriel Keller, do CTG Erva Mate (24ª RT), em terceiro.

Entre os veteranos da Chula, Dionatas Leandro Brondani, do CTG Tropilha Farrapa (24ª RT), garantiu a primeira posição, seguido por Lisandro Torelli, do GAG Piazitos do Sul (12ª RT), e Renan Machado da Silva, do GAN Sepé Tiaraju (14ª RT). Na Chula Juvenil, Ítalo de Andrade, do CTG Marciano Brum (14ª RT), foi o vencedor, com Kailon Jacob Pereira, do CTG Alexandre Pato (8ª RT), em segundo, e Marlos da Silveira Baschera, do GAN Lagoa Vermelha (8ª RT), em terceiro.

A entrada para o festival é gratuita. O evento é uma iniciativa da Fundação Cultural Gaúcha (FCG) e conta com o apoio da Lei Rouanet – Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução. Além disso, tem o suporte da Difatto Contabilidade e Assessoria, da 25ª Região Tradicionalista e da Prefeitura de Farroupilha, com patrocínio cultural de empresas como Tecnova, Samburá Brasil, Multiflon, Suplay e Demore Aço Peças.

Sobre o MTG

O Movimento Tradicionalista Gaúcho, conhecido como MTG, é uma organização que preserva e promove a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul. Fundado em 1967, tem como objetivo principal preservar e difundir os costumes gaúchos, como a música, a dança, a culinária e as vestimentas típicas. É responsável por coordenar os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), onde são realizados eventos culturais, festivais de música e dança, além de competições de laço e rodeios crioulos. Desempenha um papel fundamental na manutenção da identidade e no fortalecimento do orgulho gaúcho entre as gerações.

Rafael Sodré

Fonte Redação: Marcelo Matusiak

Fotos Rafael Sodré