No último dia 25, o Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu a Distinção de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira pelos serviços prestados nas enchentes no Rio Grande do Sul. As duas organizações atuaram em cooperação no resgate e atendimento a gestantes em trabalho de parto.
A distinção foi entregue durante cerimônia militar alusiva ao dia do aviador e da Força Aérea Brasileira pelo Coronel Aviador Comandante da Base Aérea de Santa Maria, Daniel Lames De Araujo, ao superintendente do hospital, Humberto Moreira Paiva, que recebeu a honraria em nome do hospital.
O comandante destacou a importância da parceria entre as instituições para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitavam de atendimento médico naquele momento. “As coisas funcionaram muito bem, apesar das adversidades. Essa parceria é muito importante para a sociedade. Quero ressaltar o meu apreço e consideração pelo Rio Grande do Sul. Juntos somos mais fortes”, enfatizou.
Já o superintendente do hospital destacou que o HUSM, a FAB e demais instituições trabalham juntos pela vida, fortalecendo relações institucionais para alcançar os objetivos de atenção à saúde pública. “Essa cooperação representa um compromisso contínuo e vencedor, alinhado ao propósito do HUSM e da EBSERH de promover saúde, pesquisa, extensão e inovação a serviço da vida e do SUS”, finalizou o superintendente.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Fonte e fotos Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Comentários