Iniciativa será viabilizada por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, que é operacionalizado pela Conab.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) realizaram, na última terça-feira (29), uma reunião de trabalho com organizações da agricultura familiar do Rio Grande do Sul. O objetivo foi avançar na formulação de uma chamada pública do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Compra Institucional, para garantir que, no mínimo, 30% do recurso destinado pelo HUSM à compra de gêneros alimentícios seja aplicado na aquisição de alimentos da agricultura familiar.
A ação é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica que foi assinado recentemente pelo presidente da Conab, Edegar Pretto, o superintendente do hospital, Humberto Moreira Palma, e o presidente da Ebserh, Arthur Chioro. O documento determina a implementação de ações conjuntas para ampliar a aquisição de alimentos da agricultura familiar via PAA, pela Ebserh, tendo como pontapé inicial o HUSM.
De acordo com Pretto, agricultores gaúchos terão garantia de venda de seus produtos e o hospital, que é vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e à rede Ebserh, terá acesso a produtos frescos e saudáveis para preparar a alimentação dos pacientes, acompanhantes, residentes e funcionários. Hoje, o HUSM serve, em média, 470 mil refeições por ano. “Esse é um conceito ampliado de saúde, que também envolve a alimentação, que queremos estimular em todo o país”, acrescenta o presidente da Conab.
A reunião, que aconteceu em Santa Maria, contou com a participação de representantes de cooperativas da agricultura familiar e da reforma agrária de várias regiões do estado. O hospital apresentou os gêneros, as quantidades e a logística necessária para o preparo das refeições. Já a Conab explicou sobre a modalidade de Compra Institucional do PAA e as regras para construir a chamada pública. Na ocasião, as cooperativas puderam informar os produtos e as quantidades disponíveis ao atendimento da demanda hospitalar, para que o HSUM possa finalizar a preparação da chamada pública.
O Hospital Universitário de Santa Maria faz parte da Ebserh desde 2013. A rede está vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e administra, atualmente, 45 hospitais universitários federais. Essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Foto: Celso Sganzerla/Divulgação
Comentários