Ocorreu em Santa Maria, na terça-feira (29/10), uma das etapas que antecedem a realização da Conferência Estadual de Economia Solidária (Conaes). Entendendo a importância da participação de todos na construção das políticas públicas por caminhos mais solidários, foi realizada a Conferência Local no município. Na ocasião, foram eleitos os delegados representantes dos segmentos, entidades, empreendimentos solidários e órgãos do poder público que participarão da Conferência Estadual do Rio Grande do Sul, que ocorrerá em Porto Alegre entre os dias 22 e 23 de novembro. O engenheiro agrônomo e extensionista rural da Emater/RS-Ascar Claudio Cunha foi eleito delegado, representando as entidades que trabalham com a economia solidária.
As conferências públicas possibilitam a participação ativa da sociedade nos debates de temas importantes e oferecem subsídios para a construção de políticas públicas. Transcorridos dez anos desde a última Conferência, o Conselho Nacional de Economia Solidária propôs a realização da 4ª Conaes, com o tema “Políticas Públicas de Economia Popular e Solidária: construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”, que ocorrerá entre os dias 10 até 13 de abril de 2025, em Brasília.
A nova Conaes busca recuperar o processo de construção democrática da política de economia popular e solidária, assim como a elaboração do 2º Plano Nacional de Economia Solidária pelo Conselho Nacional. Para a retomada das atividades são necessárias etapas preparatórias, e as primeiras delas são as Conferências Locais (municipais ou intermunicipais) que elegem as delegadas e delegados e têm como finalidade a elaboração das propostas relativas às respectivas abrangências e estabelecer suas interações, bem como elaborar proposições para a Política Nacional.
Comentários