Fepam emite licença de operação da Nova Fábrica de Ração da Cotrijuc

Prefeito entrega licença da Fepam para operação da Nova Fábrica de Ração


@Ascom Cotrijuc

Prefeito de Júlio de Castilhos Bernardo Quatrin Dalla Corte entrega licença da Fepam para operação da Nova Fábrica de Ração da Cooperativa Agropecuária Júlio de Castilhos.

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu, nesta terça-feira (19/11), a Licença de Operação (LO) da nova Fábrica de Rações da Cotrijuc. Com a autorização, a estrutura está apta a realizar a atividade de fabricação de alimentos para animais, última etapa necessária para o início imediato da operação.

O documento com a liberação foi entregue pelo prefeito de Júlio de Castilhos, Bernardo Dalla Corte para o presidente da Cotrijuc, Caio Vianna; vice-presidente, Estanislau Bertoldo de Quevedo; diretor executivo, Maicon Buzatti; gerente de insumos agrícolas, Rosmari Jovanowichs; gerente de desenvolvimento humano e marketing, Evandro Freitas e para os coordenadores Rafael Manfio e Donald Paul.

Localizada no Distrito Industrial de Júlio de Castilhos, a obra da nova fábrica de rações teve início no mês de julho de 2022, após a liberação da licença de instalação pela Fepam. Ao todo, são 2,3 hectares de área construída, com guarita, salas administrativas, balança, fábrica, moega e três silos externos de armazenagem.

Atualmente, a fábrica funciona junto ao complexo da Cotrijuc no bairro Santa Isabel, em uma área de pouco mais de 800 metros quadrados, com produção mensal de 1.800 toneladas de ração, em dois turnos de trabalho. Nesta nova estrutura, a capacidade será ampliada para 24 toneladas por hora, cinco mil toneladas por mês, em um turno de trabalho, podendo alcançar 15 mil toneladas mensais, com jornadas de três turnos.

O investimento, de aproximadamente R$ 38 milhões, também permitirá a diversificação da produção. Entre eles a produção de sais minerais, aveia machacada, ração para bovinos de corte e leite e ovinos, além da ração nas formas farelada e peletizada.

O presidente da Cotrijuc, Caio Vianna, destaca a importância do empreendimento para o município e para a região. “É primeiro investimento planejado, com um nível de tecnologia e equipamentos que nos permitirão competir no mercado com produtos de qualidade e preços adequados, além de aumentar a escala de produção em cinco vezes”, afirma. Outro ponto relevante, segundo Vianna, é a disponibilidade de equipes técnicas e de campo para orientação e posicionamento dos produtos de nutrição animal da Cotrijuc, proporcionando o melhor uso e retorno aos cooperados e clientes.

O ato de inauguração oficial deverá contar com o governador do Estado e será realizado até o final do ano. Porém, as atividades de produção já iniciarão nos próximos dias.

Fonte e foto ASCIN Cotrijuc