HUSM-UFSM promove I Torneio de Integração Padel


No dia 8 de dezembro de 2024, o Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou o I Torneio de Integração na modalidade padel. Realizado na FairPlay Arena, o evento contou com a participação de 22 atletas inscritos e reuniu trabalhadores, alunos, residentes, familiares e amigos em um ambiente de confraternização e descontração.

Para o gerente Administrativo, João Batista de Vasconcellos, “Esse é um exemplo claro de como ações de confraternização são fundamentais para fortalecer o espírito de equipe e valorizar os trabalhadores. Em um ambiente hospitalar, onde a rotina é marcada por alta demanda e desafios constantes, momentos como este permitem não apenas o descanso e a descontração, mas também o fortalecimento das relações interpessoais”.

Organizado pela profissional de Educação Física, Josi Mara Saraiva De Oliveira, junto às ações de promoção de saúde da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalhador (USOST), o torneio estava inicialmente previsto para ocorrer durante a Semana Verde e como parte das celebrações do aniversário do HUSM e do Dia do Trabalhador. No entanto, devido às enchentes e inundações que afetaram o Rio Grande do Sul no final de abril e maio deste ano, o evento foi adiado. Mesmo assim, a nova data não diminuiu o entusiasmo dos participantes e da torcida.

Segundo Josi, “Com essa iniciativa, o HUSM deu um grande passo, mostrando que o esporte, aliado à integração, é uma ferramenta poderosa para promover saúde e união no ambiente de trabalho. Esperamos que este torneio seja o primeiro de muitos, reforçando nosso compromisso com a saúde e a integração!”.

Nesse sentido, João Batista completou: “Investir em ações de integração, especialmente por meio do esporte, é investir no cuidado com as pessoas e no futuro da instituição. Que este torneio seja apenas o começo de uma tradição que celebre a união, a saúde e o esforço de todos que fazem parte do HUSM”. Além disso, acrescentou: “Esses eventos criam oportunidades para interações fora do contexto formal de trabalho, promovendo um ambiente mais leve, saudável e colaborativo. A valorização do bem-estar coletivo reflete diretamente na motivação, na produtividade e na qualidade dos serviços prestados à comunidade”.

As duplas foram sorteadas no dia do evento que contou ainda com almoço coletivo de confraternização. Como ressaltou Josi, “A ação reforçou o compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar dos trabalhadores, destacando a importância de atividades que promovam a qualidade de vida e os valorizem como protagonistas de um ambiente saudável e colaborativo”.

Resultados e impactos da ação esportiva

Ao final da competição, as duplas vencedoras foram:

– 1º Lugar: Eric Esteves da Rosa (SETISD) e Jardel Gomes Villarinho (UFCD)

– 2º Lugar: Cláudio Maldaner Bulawski (Setor Jurídico) e João Paulo Sampaio (UPDE)

– 3º Lugar: Adriane Nunes Pereira (Radioterapia) e Thiago Mezzomo (UACE)

Eric Esteves comentou sobre a relevância do evento: “É fundamental esse tipo de ação de integração, por promover um ambiente de trabalho mais colaborativo e harmonioso. Isso pode resultar em uma melhoria na qualidade do atendimento ao público, além de aproximar colegas de diferentes áreas e permitir a troca de experiências. Assim, aumentamos a satisfação e o bem-estar dos funcionários, reduzindo o estresse e o esgotamento profissional”.

Jardel Gomes Villarinho também destacou os benefícios: “Eventos como este nos propiciam conhecer funcionários de outros serviços e setores do Hospital, bem como favorecem a formação de vínculos de amizade entre os colaboradores. Além disso, o evento também incentivou os funcionários à realização de uma atividade física”. E sugeriu, “Iniciativas como esta poderiam ser desenvolvidas mais vezes no decorrer do próximo ano, visto a importância destes momentos de integração, uma vez que trabalhar em um hospital muitas vezes é desafiador e bastante tenso para os colaboradores”.

João Batista finalizou enfatizando os benefícios da prática esportiva: “O diferencial de ser um evento esportivo traz ainda mais benefícios, pois, além de promover a integração entre setores e colaboradores, incentiva a prática do esporte, contribuindo para o bem-estar físico e mental dos participantes. O estímulo à atividade física não apenas melhora a saúde, mas também ajuda a reduzir o estresse, aumentar a disposição e desenvolver o espírito de cooperação e superação entre os colegas”.

Sobre a Ebserh

O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

 

Fonte e fotos Por Andreia Pires

Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh