Dois meses antes do previsto o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) libera tráfego sobre a ponte nova do Rio Caí, na BR-116/RS. A travessia, construída no km 174 da rodovia, foi erguida próxima à estrutura antiga que colapsou durante o maior desastre natural que atingiu o Rio Grande do Sul em maio deste ano. Com a entrega realizada neste sábado (21), o Governo Federal restabelece a conexão Caxias do Sul e Nova Petrópolis, reduzindo o tempo de percurso entre os municípios.
Com investimento de R$ 31 milhões, a nova ponte é classe 45, ou seja, com capacidade máxima de 45 toneladas. Outra melhoria deste novo projeto é relativa à altura da travessia é 1,5 metro mais alta que a estrutura que precisou ser demolida após ser danificada pela cheia histórica do Rio Caí. Agora os motoristas passam a trafegar em uma ponte mais elevada e mais segura com 180,5 metros de comprimento e 13 metros de largura, composta por uma pista com duas faixas de rolamento de 3,60 metros cada e dois acostamentos de 2,50 metros.
Desafio – O maior desafio das equipes do DNIT foi executar a ponte em pouco mais de seis meses, deixando-a em condições para que a liberação acontecesse antes dos feriados de final de ano. As equipes da empresa contratada emergencialmente trabalharam diariamente em dois turnos, incluindo os finais de semana. “Com o compromisso das equipes do DNIT e da empresa conseguimos liberar essa obra antes de fevereiro, prazo estimado inicialmente”, informou o superintendente regional do DNIT no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva.
Fonte e Foto DNIT (Divulgação)
Comentários