Candidatos avaliam o tema e o nível de dificuldade do primeiro dia de provas do Vestibular e PSS


Pedro Londero busca a aprovação no curso de Engenharia Mecânic

Em coletiva de imprensa, realizada no Centro de Convenções da UFSM, o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, revelou a temática abordada no primeiro dia de provas: saúde. Na ocasião, Tybush destacou que o tema é “muito contemporâneo” e foi abordado dentro de cada área do conhecimento presente no exame.Pedro Londero, 19 anos, é natural de Santa Maria e busca a aprovação no curso de Engenharia Mecânica. Para o vestibulando, a prova estava “tranquila e acessível”. Além disso, o estudante comentou sobre o tema do exame. “Eu acho que a prova abordou a questão da saúde de um jeito atrativo. Havia algumas questões sobre a importância do exercício físico e como se cuidar”, pontua. Apesar de ter gostado da temática da prova, Pedro afirmou estar incerto sobre o resultado.

A vestibulanda Gabriela Dutra, 19 anos, também natural de Santa Maria, compartilha a mesma opinião de Pedro sobre a prova. “Eu achei a prova tranquila, no geral, e com um assunto muito importante. Tinha algumas questões sobre saúde mental com vários dados e pesquisas interessantes”, explica. Gabriela busca a aprovação no curso de Publicidade e Propaganda, e está realizando o Vestibular da UFSM pela segunda vez. Para ela, a edição de 2025 aparenta estar mais fácil em comparação com a anterior, o que aumenta a expectativa da estudante para os resultados finais.

Gabriela Dutra realiza o Vestibular pela segunda vez em busca da aprovação no curso de Publicidade e Propaganda

  As amigas Amanda Hennberger e Laura Lauer, ambas de 18 anos, são naturais de Santa Maria e vieram juntas realizar as provas do Vestibular. Amanda realizou as provas como “treineira”, mas busca ingressar no curso de Psicologia, assim como Laura, que busca a aprovação em 2026. “No início da prova eu estava nervosa, mas ao longo da prova consegui me acalmar e resolver algumas questões”, comenta Amanda sobre a sua percepção do exame.

Laura também compartilha do sentimento de nervosismo com a amiga. “Eu fiz a prova para valer, mas não estou tão confiante. Meu foco de estudos era o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas resolvi fazer o Vestibular porque é sempre bom ter mais opções para tentar entrar na faculdade”, acrescenta a estudante. Em relação ao tema da prova, Laura o qualifica como “uma temática importante e muito discutida, ainda mais atualmente”.

 

 

Fonte Texto: Pedro Moro, estudante de Jornalismo e bolsista na Agência de Notícias

Fotos: Gustavo Damascena, estudante de Produção Editorial e bolsista na Agência de Notícias

UFSM