O Programa de Forrageiras 2025 registrou forte adesão em Júlio de Castilhos. Cerca de 170 produtores se inscreveram e efetuaram seus pedidos de sementes pelo programa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), investindo em novas cultivares de alto desempenho.
Os pedidos totalizam mais de 60 mil quilos de sementes, incluindo trigo de pastejo BRS Tarumaxi (cerca de 30 mil quilos), triticale BRS Zênite para silagem (11 mil quilos), cevada, trevos e as tradicionais aveia preta, aveia branca, azevém, além de mudas de tífton 85. O investimento total no município ultrapassa R$ 280 mil, proporcionando aos produtores condições facilitadas, como subsídios de até R$ 2 mil por CPF, bônus de adimplência de 50% e pagamento apenas em 2026.
A viabilização do programa foi possível graças à articulação entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Júlio de Castilhos (STR), a Emater/RS-Ascar e o apoio da Prefeitura. O projeto técnico foi finalizado na última semana pela Emater/RS-Ascar e a documentação está sendo encaminhada à SDR pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
FORTALECIMENTO E SEGURANÇA
O extensionista da Emater/RS-Ascar em Júlio de Castilhos, Leandro Ebert, destaca a importância do programa para incentivar o uso de materiais forrageiros mais produtivos. “Tivemos apoio da SDR e da Embrapa Trigo para trazer o programa ao município e fomentar essas cultivares. Além disso, organizamos estratégias para promover a adoção desses novos materiais, como o evento de lançamento do programa, no qual apresentamos orientações técnicas e experiências anteriores com essas forrageiras”, explica.
Para o presidente do STR, Ademir Moro, a adesão expressiva dos produtores reflete a confiança gerada por experiências anteriores no município. “No ano passado, vários produtores utilizaram o trigo Tarumaxi por falta de outras opções de sementes na época e aprovaram o material. Além disso, já tínhamos áreas com essas forrageiras sendo acompanhadas pela Emater, o que contribuiu para que os produtores se sentissem mais seguros em investir nesses cultivares”, ressalta.
PRÓXIMOS PASSOS
Para dar sequência ao projeto, está prevista para março a Entrega Técnica das Forrageiras, na qual os produtores receberão orientações sobre implantação e manejo das cultivares adquiridas. A partir desse período, com a chegada das sementes, os produtores já poderão iniciar a implantação das áreas de trigo BRS Tarumaxi para pastejo, posicionado para cultivo precoce.
Fon te e foto por: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Taline Schneider
[email protected]
Comentários