O Rio Grande do Sul passará nos próximos dias pela terceira onda de calor no ano (saiba, abaixo, o que é o fenômeno). É o que aponta a Climatempo, que divulga alerta de grande perigo e grau máximo valendo a partir desde sábado (22).
A onda de calor terá influência na elevação das temperaturas em todas as regiões do estado pelo menos até a próxima quinta-feira (27). Há, inclusive, possibilidade de temperaturas batendo recordes em alguns municípios.
Conforme a Climatempo, o pico de calor é esperado para a semana que vem, quando as máximas podem chegar aos 40ºC. Especialmente da região da Fronteira Oeste até o Norte do RS.
Previsão para os próximos dias no RS
A Climatempo publicou um alerta vermelho, de perigo alto que segue até a próxima quarta-feira (26), com temperaturas 5ºC acima da média, para todo o RS e áreas de Santa Catarina e Paraná. Segundo o órgão, as temperaturas devem se elevar gradualmente.
Confira como será o final de semana:
-
Neste sábado (22), o sol deve aparecer entre nuvensdurante o dia em quase todo o estado, com poucas possibilidades de chuva. A temperatura começa a se elevar.
-
No domingo (23), o tempo segue firme em todo o RS. Não há previsão de chuva significativa em nenhuma das áreas. O sol deve aparecer entre nuvens e conduz a elevação dos termômetros. Uma massa de ar quente ganha força no interior do continente e atua sobre o estado. Destaque para as temperaturas significativamente elevadas em áreas das Missões, Planalto, Campanha, Fronteira Oeste e Região Central.
Confira, como será otempo neste final de semana em Júlio de Castilhos, na região central do Rio Grande do Sul.
Sábado (22), Sol e muitas nuvens à tarde. À noite o céu ainda fica com muita nebulosidade, mas não chove. Temperatura mínima de 21º Máxima 32º. Vento E – 9km/h.
Domingo (23) Tempo ensolarado, com nevoeiro ao amanhecer e à noite. Temperatura mínima de 19º Máxima 34º. Vento ESE – 9km/h.
O que é uma onda de calor
Essa já é a terceira onda de calor no RS. A primeira ocorreu entre os dias 15 e 19 de janeiro. A segunda, entre os dias 7 e 12 de fevereiro.
🔥 A onda de calor é um fenômeno meteorológico que acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias.
-
No geral, os meteorologistas estabelecem que, para o fenômeno se configurar, as temperaturas precisam ficar ao menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.
-
Já o Inmet define uma onda de calor quando há um aumento de 5ºC na temperatura em relação à média mensal, independentemente da quantidade de dias de duração
Fonte Portal G1
Edição Alcir61
Comentários