Na próxima quinta-feira, dia 20 de março, o verão se despede no hemisfério sul, dando início ao outono, estação do ano marcada por temperaturas mais amenas. O outono tem início às 6h01, hora legal de Brasília, e acaba no dia 20 de junho de 2025.
Conforme explica a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI), o início das estações do ano está associado aos fenômenos astronômicos chamados solstícios (verão e inverno) e equinócios (primavera e outono).
Esses eventos astronômicos são determinados pela posição da Terra em sua órbita em torno do Sol e pela inclinação, de cerca de 23 graus, do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.
Segundo a astrônoma, em Astronomia é comum observarmos o movimento dos astros do ponto de vista da Terra, usando sistemas de referência que se chamam, portanto, geocêntricos. Assim, define-se a esfera celeste onde o equador celeste é a continuação do equador terrestre. Em seu caminho anual, chamado de eclíptica, o Sol cruza o equador celeste duas vezes no ano, quando ocorrem os equinócios. Já quando o sol está em seu ponto mais distante do equador celeste, o que também ocorre duas vezes no ano, há os solstícios.
Imagem de © Kepler de Souza Oliveira Filho & Maria de Fátima Oliveira Saraiva
“Durante o verão os raios solares incidem diretamente sobre o hemisfério sul. À medida que vamos nos aproximando da chegada do outono, os raios solares já estão mais voltados para o equador terrestre e as temperaturas ficam mais amenas”, explica Josina. “No hemisfério sul, nós vamos caminhar para o inverno e à medida que forem passando os dias durante o outono, nós vamos sentir as temperaturas ficando mais baixas. Há outros efeitos climáticos de acordo com cada localidade, mas o efeito astronômico é esse.”
Devido à inclinação de cerca de 23 graus do eixo da Terra em relação ao seu plano de órbita, os raios solares atingem mais diretamente um hemisfério da Terra de cada vez. Quando é verão no hemisfério sul, os raios solares estão incidindo diretamente neste hemisfério. Por isso, os dias são mais quentes e há mais horas de luz, tornando os dias maiores do que as noites no verão.
Os efeitos das estações do ano são tão maiores quanto mais distante estamos do equador terrestre. Nas localidades próximas ao equador terrestre, o comprimento dos dias é praticamente o mesmo durante todo o ano e a diferenciação vai ficando cada vez maior, sendo máxima nos pólos.
Com relação às mudanças trazidas pelo outono, Josina destaca o comprimento dos dias, ou seja, a quantidade de tempo que o sol fica acima do horizonte.
“No dia da entrada do verão nós temos o maior dia e a menor noite. Os dias vão ficando cada vez menores e as noites cada vez maiores até que na chegada do outono temos o comprimento dos dias praticamente iguais ao comprimento da noite. E as noites continuam crescendo e os dias diminuindo até que na entrada do inverno temos a maior noite e o menor dia.”
Outro efeito fácil de observar é o local onde o sol nasce e o local onde o sol se põe. Lembrando que nunca podemos olhar diretamente para o sol! Nos equinócios, o Sol nasce no ponto cardeal leste e se põe no ponto cardeal oeste, depois se afasta desses pontos, sendo que os afastamentos máximos ocorrem nos solstícios.
Mas nem sempre o outono chega no dia 20 de março:
“O primeiro ponto que precisamos observar é o fuso horário. Quando o instante do equinócio é próximo do início do dia em um fuso, a data muda nos fusos de hora menor. O Brasil, por sua imensa extensão em área, tem 4 fusos horários, então em alguns anos a data do equinócio é diferente dentro do mesmo país. Do ponto de vista mundial, é comum que a data seja uma em alguns países e seja outra em outros por causa do fuso horário, uma vez que os equinócios (e também os solstícios) acontecem em um instante.”
Na maioria dos anos, o início do outono ocorre em 20 de março aqui no Brasil. No entanto, em alguns anos pode ser no dia 19 de março, como por exemplo em 2028, 2032, 2036 e 2040 e o horário vai ser bem próximo do final do dia. Nos anos anteriores ao ano 2000 a oscilação era entre o dia 20 e o dia 21. Isso ocorre porque esse ponto que o sol cruza o equador celeste vai mudando lentamente com o passar dos anos. Esse movimento é chamado de precessão dos equinócios.
Fonte e fotos Observatório Nacional
Comentários