UFSM recebe o 1º Congresso Internacional de Vítimas de Queimaduras em Tragédias

Com entrada gratuita, o congresso busca ampliar o debate sobre os desafios físicos e psicológicos enfrentados pelas vítimas


A Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) realiza na segunda (7) e terça-feira (8) o 1º Congresso Internacional de Vítimas de Queimaduras em Tragédias. O evento, que é gratuito e aberto ao público em geral, será no Centro de Convenções da UFSM e terá especialistas da área da saúde, vítimas sobreviventes de queimaduras e pesquisadores. Com uma programação diversificada, o congresso contará com palestras de profissionais da saúde que atuam diretamente no atendimento a vítimas de queimaduras, além de relatos impactantes de sobreviventes de tragédias como a da boate Kiss e da boate The Station (nos EUA).

O congresso busca ampliar o debate sobre os desafios enfrentados por vítimas de queimaduras na reabilitação física e psicológica, além da reintegração à sociedade. A troca de experiências entre sobreviventes e profissionais proporcionará reflexões essenciais para aprimorar os tratamentos e políticas de apoio. Além da participação de especialistas brasileiros, o congresso contará com palestrantes dos Estados Unidos, da Guatemala e do Paraguai, trazendo perspectivas globais sobre os desafios e avanços na recuperação de vítimas de tragédias.

A UFSM é uma das instituições apoiadoras do congresso, que também vai contar com palestras de professores, pesquisadores e profissionais da universidade. Entre eles, estão o superintendente do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), Humberto Palma, a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Maria Denise Schimith, e a criadora do Centro Integrado de Atendimento às Vítimas de Acidentes (Ciava), Soeli Guerra.

Haverá emissão de certificado de 30 horas complementares para estudantes de qualquer instituição que se inscrever pelo link formulário on-line. Para os demais participantes que não tiverem interesse no certificado, não é necessária a inscrição.

A programação completa e outras informações constam na página da AVTSM no Instagram.

Assessoria de Imprensa
Universidade Federal de Santa Maria