Estudantes e viagem interrompida: o que se sabe sobre acidente com ônibus que deixou 7 mortos no RS


— Foto: Brigada Militar/Divulgação (Via G1/RS)

Um acidente envolvendo um ônibus com estudantes e professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deixou sete mortos na sexta-feira (4). O veículo tombou em uma ribanceira na RSC-453, em Imigrante, no Vale do Taquari.

Nesta reportagem, do Portal  G1/RS  mostra o que se sabe e o que falta saber sobre o caso:

  1. O acidente

  2. Destino da viagem

  3. Vítimas

  4. Motivo do acidente

  5. Despedida

  6. Ônibus e motorista

  7. Resposta institucional

1. O acidente

O ônibus saiu de Santa Maria e viajava rumo a uma visita técnica ao cactário Horst, em Imigrante. O acidente aconteceu a cerca de 850 metros do destino final, entre os quilômetros 3 e 4 da RSC-453, pouco antes das 11h da manhã. O primeiro chamado que os bombeiros voluntários receberam foi às 10h48.

Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o veículo transitava no sentido Teutônia–Imigrante, quando saiu da pista pelo lado esquerdo e caiu de uma ribanceira de 52 metros de altura capotando diversas vezes.

A sobrevivente Isabela Morais, de 25 anos, que está no 4º semestre do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, contou que a a turma saiu do campus por volta das 6h de sexta-feira.

Segundo ela, uma das professoras que estava na viagem reiterava o roteiro, o horário do almoço e o retorno à UFSM no momento do acidente.

“O ônibus deu uma balançada, o motorista tentou voltar para pista, mas perdeu o controle. Todos gritavam”, relembra.

Isabela Morais Machado, sobrevivente de acidente de ônibus no RS — Foto: Reprodução/ RBS TV

2. Destino da viagem

Os passageiros seguiam para uma visita técnica ao cactário Horst, conhecido como o maior da América Latina, com 15 mil m² e cerca de duas mil espécies de cactos. A atividade fazia parte do currículo do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

3. Vítimas

Foram confirmadas sete mortes: seis mulheres e um homem. A identidade deles não havia sido divulgada até a última atualização desta reportagem.

Além das vítimas fatais, 26 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais em Teutônia, Estrela e Lajeado. No total, 33 pessoas estavam no ônibus, segundo a Brigada Militar (BM) do Rio Grande do Sul.

A retirada dos corpos começou por volta das 16h. Durante o resgate, os socorristas utilizaram uma retroescavadeira para estabilizar o veículo e evitar novos deslizamentos.

4. Motivo do acidente

A principal hipótese levantada é a falha nos freios. Tanto o Comando Rodoviário da BM quanto a Polícia Civil mencionaram essa possibilidade.

O delegado Felipe Staub Cano afirmou que “a hipótese mais latente” é de uma falha mecânica.

A secretária de Saúde de Imigrante, Joice Horst, que prestou os primeiros socorros ao motorista, relatou que o homem mencionou perda de freios pouco antes da curva. Segundo ela, mesmo ferido, ele pediu para receber um curativo rápido, pois queria ajudar no resgate.

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar oficialmente as causas.

5. Despedida

A comunidade acadêmica se reuniu em uma homenagem às vítimas do acidente na noite de sexta-feira. Com velas e cartazes, os colegas, amigos, familiares e moradores da região estiveram juntos em uma corrente de orações.

A instituição também está oferecendo suporte psicológico e psiquiátrico para alunos, professores e familiares afetados.

Informações sobre velório e despedidas não tinham sido divulgadas até a última atualização.

6. Ônibus e motorista

O ônibus fazia parte da frota da UFSM, mas o motorista era terceirizado.

A universidade informou que todos os veículos têm manutenção e que o profissional responsável pela condução do ônibus tinha habilitação adequada.

“Normalmente, as manutenções de todos os veículos, toda a frota, ela é acompanhada pela universidade”, afirmou a vice-reitora da UFSM, Martha Adaime.

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, disse que a frota tem mais de 70 veículos “com manutenção constante”.

7. Resposta institucional

A UFSM decretou luto oficial de três dias, com suspensão de atividades acadêmicas e administrativas na sexta-feira e sábado (5). A bandeira da universidade foi colocada a meio mastro.

A Prefeitura de Santa Maria divulgou nota de solidariedade às vítimas, familiares e à comunidade universitária.

Nota da Prefeitura de Imigrante

“Com imensa tristeza, a Administração Municipal de Imigrante informa sobre o trágico acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (4/4) na cidade. Neste momento de dor, o prefeito Germano Stevens e toda a equipe municipal expressam seus mais profundos sentimentos às famílias envolvidas.

A Prefeitura está prestando todo o suporte necessário e reforça o agradecimento às equipes de resgate da região e do estado pela solidariedade e ajuda prestadas”.

Nota da UFSM

“A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) informa sobre acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (4) na cidade de Imigrante envolvendo um ônibus com 33 pessoas, estudantes e docentes do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da universidade , que estavam em visita técnica ao cactário Horst na cidade.

Na impossibilidade de seguirmos com as atividades normalmente na instituição, a UFSM decreta luto oficial de três dias, com suspensão das atividades acadêmicas e administrativas no dia de hoje (04) e amanhã (05) em toda a Universidade. As viagens oficiais também estão suspensas.

As atividades essenciais estão mantidas.

Atendimento a familiares

A Universidade montou um espaço de acolhimento para familiares e membros da comunidade acadêmica no bloco A no Colégio Politécnico, no campus sede. Familiares também podem entrar em contato pelo telefone (55) 99169-8703.

Lista de passageiros

Das 37 pessoas que estavam na lista inicial da viagem, quatro não embarcaram.

Abaixo, a lista dos passageiros que estão em atendimento nos hospitais da região ou que já tiveram alta:

ANA CASSIA MULLER

CELMAR BORGES EISENHARDT

CÉSAR AUGUSTO VIELMA INFANTE

CRISTINA ZANINI SANTANA

DANIELA GRACIOLI

DELMA DA SILVA DA SILVA

ELIANE RAVAZI MATOS

ÉMERSON ANDRADE DOS SANTOS

GABRIELA DALCIN MARQUES

GABRIELA HENNING OSMARI

LIANDRA GABRIELE DOS SANTOS

LUCAS JACOBI DALCIN

MARIA ELIANE SAVEGNAGO

MARLON DORNELLES RIBAS

ROBERTA FORTES DALMOSO

VANESSA RODRIGUES PUCCI

VERA CONCEIÇÃO GOÉS MARIO

DENISE ESTIVALETE CUNHA

MARÍLIA MILANI

MARCIA LENIR GERHARDT

KARINA VIEIRA DA SILVA

FERNANDA GONÇALVES DE MENEZES

TERESINHA MARIA VENDRUSCULO

MARTA DENISE MAZUIM

ISABELA MORAIS MACHADO

RODOLFO BOOP

Passageiros que estavam na lista inicial, mas não embarcaram:

Andressa Silva Lucion Pincolini

Aparecida Nunes Marques

Aline Vanessa Tomás Japur

Viviane de Oliveira Garcia

Os óbitos estão sendo confirmados pelo Instituto Geral de Perícias.”

 

Fonte Portal  G1/RS