Foto: crédito: Sérgio Gonzalez
A cerimônia de posse da nova diretoria da FEDERASUL, para o biênio 2025/2026, aconteceu nesta terça (08), em Porto Alegre. O salão nobre do Palácio do Comércio estava repleto de lideranças empresariais de diferentes partes do Estado.
Rodrigo Sousa Costa, reeleito por unanimidade no dia 27 de novembro passado, inicia seu segundo mandato como presidente, acompanhado por 12 vice-presidentes, 23 diretores, 18 vice-presidentes regionais e 50 diretores regionais.
Em seu discurso, Costa enfatizou a importância dos próximos dois anos para o futuro econômico do Rio Grande do Sul, reafirmando a importância da convergência de ideias e destacando o “poder transformador do associativismo” .
O presidente da FEDERASUL também refletiu sobre os desafios enfrentados durante a última gestão, que teve início em janeiro de 2023, em um contexto de intensa polarização política.
Costa destacou que, apesar das tensões, a gestão se uniu em torno de valores comuns e foi capaz de criar um plano estratégico com foco no empreendedorismo e no associativismo.
Além de recordar o longo embate com o governo gaúcho para impedir os aumentos de impostos, o presidente da FEDERASUL ressaltou o impacto das enchentes e a mobilização da entidade para apoiar as vítimas.
“Todos nós sabemos das virtudes e dos valores necessários para tamanha superação, mas os resultados dependem das nossas escolhas e da disposição de ir até o fim”, sublinhou o presidente.
Num rápido discurso, Rodrigo Sousa Costa, citou o livro ‘Os Miseráveis” de Victor Hugo dizendo que nada mais forte que uma ideia quando chega a seu tempo.
“E este é o desafio de cada um de nós nesta gestão: colocamos a ferramenta que forjamos à serviço dos mais nobres ideais, criar um estado de espírito para que floresça um novo tempo, com as ideias mais fortes, nascendo das virtudes e valores capazes de resgatar um futuro promissor para nossa terra”.
O vice-presidente de integração, Rafael Goelzer, destacou a importância da multissetorialidade da FEDERASUL e o trabalho fundamental realizado pelos Diretores Regionais, que ele classificou como a “ponta de lança” da federação, atuando como os olhos da entidade “nos diversos cantos do Rio Grande do Sul”.
Goelzer também enfatizou a unidade e pragmatismo da FEDERASUL, destacando que todos estão caminhando juntos em uma única direção. Ele ainda mencionou a importância da alteração do código ambiental e a parceria com a Assembleia Legislativa para a implementação de mudanças e avanços para o Estado.
Goelzer sublinhou que o foco está na convergência para o crescimento do RS e que a FEDERASUL combate retrocessos com a mesma energia e determinação que dedica aos avanços, colocando a gestão como uma prioridade para o melhor desenvolvimento do Estado.
Rodrigo Sousa Costa é natural de Pelotas, engenheiro agrônomo pela UFPel e advogado, pela UCPEL, pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV, produtor rural, foi presidente do Sindicato Rural de Pedro Osório, presidente da Associação Rural de Pelotas, coordenador do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pelotas, Coordenador da Aliança Pelotas e vice-presidente de Integração da FEDERASUL por dois mandatos, além de ter sido reconduzido a presidente.
Fonte: NGF Assessoria e Imprensa
Comentários