Com esportes adaptados, Jogos da Maturidade Ativa reunirão centenas de pessoas idosas em Restinga Seca


Foto (Crédito – Simoni Helfer

Centenas de idosos, de dezenas de cidades gaúchas, participarão dos Jogos de Integração da Maturidade Ativa. Em sua segunda edição, o evento voltado a esportes adaptados para a prática entre pessoas idosas, acontece de 14 a 17 de abril, nas Termas Romanas Recanto Maestro, em Restinga Seca. A atividade é realizada pelo Sesc/RS, através do Programa Maturidade Ativa, e conta com apoio da Federação Gaúcha de Jogos Adaptados para Idosos e do Walking Football Brasil.

“É uma das missões do Programa Maturidade Ativa promover um envelhecimento mais ativo, saudável e feliz. O investimento do Sesc/RS nos esportes adaptados vai ao encontro disso. Eles evidenciam que a idade não precisa ser um limitador para se colocar em movimento e, assim, buscar mais saúde, disposição e qualidade de vida”, comenta a coordenadora do Trabalho Social com Grupos do Sesc/RS, Michele Bittencourt.

Grupos de idosos do Sesc de Alegrete, Cachoeira do Sul, Camaquã, Carazinho, Cruz Alta, Frederico Westphalen, Gramado, Lajeado, Montenegro, Osório, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, Taquara, Tramandaí, Três de Maio, Uruguaiana e Viamão estão confirmados nos Jogos. Serão cerca de 520 participantes no total.

Na programação, estão jogos de câmbio – uma modalidade que se assemelha ao vôlei, mas com bola parada – e o walking football – um futebol que é disputado caminhando. Também acontecerão jogos de canastra, oficinas de jogos de mesa, caminhadas orientadas, hidroginástica e reunião dançante. Além disso, os idosos terão tempo para desfrutar da infraestrutura do parque, com as suas águas termais. 

Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 59 grupos ativos com atividades sistemáticas no RS. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa.

 

 

Fonte Mariana Alves Moglia Comunicação Empresarial