Links falsos estão circulando nas redes sociais para consulta a suposto direito de segurados do INSS à indenização


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta aposentados e pensionistas sobre mais uma tentativa de golpe relacionado aos ressarcimento de descontos indevidos de mensalidades associativas. Os bandidos enviam links pelas redes sociais com uma suposta página disponibilizada para consultas e saques de indenização, e para isso solicitam que seja informado o número do CPF.

Para saber de forma segura se houve desconto de mensalidade associativa no seu extrato de pagamento, basta acessar, com login e senha, o Meu INSS (site ou aplicativo), clicar em “Consultar Benefício” e, em seguida, em “Extrato de Pagamento”. Clique no mês que aparece (por padrão, aparecem somente as duas últimas competências, mas é possível visualizar as anteriores também). Na tabela que aparece, irá constar o possível valor do desconto, se houver.

Os valores descontados no mês de abril ficarão retidos, conforme informado pela Controladoria Geral da União (CGU), e serão devolvido na folha de maio – que vai de 26 de maio a 6 de junho. Já o ressarcimento dos valores relativos a mensalidades não reconhecidas pelos beneficiários descontados antes de abril deste ano serão avaliados por um grupo da Advocacia Geral da União (AGU), que estudará a melhor forma de devolver o dinheiro.

 

 

Fonte

Por Mariana Melo (ACS/SRNE)

Agência Gov | Via INSS