Fazenda de São Gabriel leva Grandes Campeonatos terneiro e terneira argola no 9º Mundial Braford


Pitanga FIVJ011 – Crédito Fernando Spolavori Divulgação 

No quinto dia do 9º Congresso Mundial Braford, organizado pela Associação dos Criadores de Hereford e Braford (ABHB), produtores, representantes de associações e público em geral acompanharam os julgamentos de terneiras e terneiros rústicos e de argola. Na manhã desta sexta-feira, 2 de maio, ocorreu o julgamento dos animais rústicos.
  Nas fêmeas rústicas, a campeã foi a terneira tatuagem B06, do Lote 11, com 374 quilos, nascida em 4 de julho de 2024, e do expositor Manoel Francisco Zirbes Rodrigues, do estabelecimento Cabanha Santa Camila, de Alegrete (RS). A terneira concorreu pela categoria Terneira Intermediária – nascida de julho a agosto de 2024.
  Entre os machos rústicos, o campeão foi o terneiro tatuagem FIVC528, do Lote 72, com 502 quilos, nascido em 6 de junho de 2024, e do expositor Otto Manoel Alves de Alves, do estabelecimento Braford São Bento, de Sant’Ana do Livramento (RS). O exemplar concorreu pela categoria Terneiro Maior – Nascidos de março a junho de 2024.
  A tarde foi a vez do julgamento de terneiros e terneiras modalidade argola. Antes ocorreu a homenagem ao pecuarista e pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Joal Brazalle Leal, que teve a pista de julgamentos batizada com seu nome. Leal é referência em raças sintéticas no Brasil. Ele recebeu uma placa das mãos do presidente da ABHB, Eduardo Soares.
  A Grande Campeã Terneira modalidade argola foi Pitanga J020, Box 49, com 374 quilos e nascida em 12 de junho de 2024, e dos expositores Marcos Fernando Antoniazzi e Raul Gonçalves Southall, das fazendas Pitanga e Vacacaí, de São Gabriel (RS). O exemplar concorreu  pela categoria Terneira Maior – Nascidas de maio a junho de 2024. O criador é Marcos Fernando Antoniazzi.
  E a Fazenda Pitanga, de São Gabriel (RS), levou também o Grande Campeonato Argola Terneiro Maior – Nascidos de maio a junho de 2024. O criador e expositor Marcos Fernando Antoniazzi ganhou com Pitanga FIVJ011, Box 151, com 514 quilos e nascido em 5 de junho de 2024.  
  O filho de Antoniazzi e presidente do Núcleo Gabrielense de Hereford e Braford, (NGHB), Lucas Peripolli Antoniazzi, ficou emocionado com a dupla vitória. “O que é que eu vou falar? Não tem o que dizer. É muita emoção, é reconhecimento e foco no trabalho. O que poderia ter de melhor no dia de hoje foi essa dobradinha vitoriosa”, concluiu.
  Os avaliadores dos julgamentos foram os jurados Ciro Manoel Canto de Freitas e Celina Gladys Albornoz Maciel. Celina definiu o plantel julgado como animais funcionais, corretos, com boas linhas e suaves. “Então, eu acho que realmente a nossa raça aqui no Brasil está caminhando a passos largos para produzir um Braford de excelência, sem dúvida nenhuma”, constatou.
  Já Freitas avaliou os animais como de excelente qualidade. “Eu entendo que foi uma qualidade excepcional. Como já esperávamos, esse Mundial Braford reflete a excelência já constatada nas exposições nacionais da raça. Os criadores se esforçaram ainda mais e trouxeram para este Mundial um nível extraordinário”, elogiou. Neste sábado, 3 de maio, serão julgados machos e fêmeas adultos rústicos e de argola da raça Braford.

Pitanga J020 – Crédito Fernando Spolavori Divulgação.
Fotos: Fernando Spolavori/Divulgação
Texto: Artur Chagas/AgroEffective