A Defesa Civil Nacional está em alerta diante da previsão de eventos climáticos extremos que devem atingir o estado do Rio Grande do Sul nos próximos dias. De acordo com aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a partir das 9h desta quarta-feira (07/05), são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. As condições meteorológicas elevam o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
A previsão é consequência da atuação de uma frente fria combinada com instabilidades atmosféricas, que deve provocar fortes chuvas entre quarta-feira (7) e sexta-feira (9), especialmente nas regiões central, sul e sudeste do Rio Grande do Sul, com atenção também para áreas urbanas sujeitas a alagamentos e deslizamentos.
Monitoramento e articulação
Em reunião virtual realizada nesta quarta-feira (7), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, articulou estratégias de mitigação e resposta com órgãos federais e estaduais. A coordenadora-geral de Gestão de Processos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Júnia Ribeiro, reforçou a necessidade de articulação entre os entes federativos. “Estamos diante de um cenário que requer vigilância e ação integrada. O apoio do Grupo de Apoio a Desastres (GADE) pode ser acionado pelos gestores estaduais, e é fundamental que os municípios mantenham comunicação com as defesas civis de seus estados”, destacou.
O coordenador de Monitoramento Operacional da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Anderson Neves , reforçou que o monitoramento é contínuo. “Estamos acompanhando a evolução da situação em tempo real. O Cenad opera 24 horas por dia, mantendo comunicação contínua com os órgãos locais para garantir resposta rápida e eficaz à população”, observou.
Participaram da reunião representantes do INMET, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Serviço Geológico do Brasil (SGB), além de defesas civis estaduais e outras instituições que integram o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Recomendações à população
A Defesa Civil orienta a população do Rio Grande do Sul a acompanhar os alertas oficiais, evitar áreas de risco, manter atenção redobrada com possíveis alagamentos e deslizamentos, e seguir as recomendações das autoridades locais para garantir a segurança de todos.
Como solicitar recursos
Municípios com reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar recursos ao MIDR para ações de resposta por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A análise técnica dos planos de trabalho é feita pela equipe da Defesa Civil Nacional, com liberação de recursos publicada em portaria no Diário Oficial da União (DOU).
Capacitação para agentes de defesa civil
A Defesa Civil Nacional disponibiliza cursos gratuitos a distância, voltados à capacitação de agentes municipais e estaduais. O objetivo é fortalecer a atuação das defesas civis locais em situações de emergência. Acesse aqui a lista completa de cursos pode ser acessada no portal do MIDR.
Assessoria de Comunicação Social do MIDR
Comentários