Cursos de graduação do IFFar conquistam conceito 5 em avaliação do MEC


Três cursos de graduação do IFFar foram submetidos à avaliação externa in loco, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep/MEC), no mês de abril de 2025. Todos obtiveram o Conceito Final 5, nota máxima que os cursos de graduação podem conquistar nesse tipo de avaliação.

O reconhecimento e a renovação de um curso de graduação é um processo realizado pelo Ministério da Educação (MEC), instituído pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que garante a qualidade e a validade nacional do diploma do curso. É um processo imprescindível para que os diplomas de um curso expedidos pela instituição sejam válidos em todo o território nacional.

Os cursos de bacharelado em Agronomia, do Campus Júlio de Castilhos, e de tecnologia em Alimentos, do Campus Alegrete, passaram por avaliação com fins de reconhecimento de curso. O curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do Campus Santo Ângelo foi avaliado em processo de renovação de reconhecimento. Os três obtiveram Conceito Final 5, a nota máxima nesse tipo de avaliação.

Em torno de 40% dos cursos de graduação ofertados pelo IFFar que foram avaliados pelo Inep/MEC obtiveram conceito 5. Quase todos os demais cursos avaliados obtiveram nota 4, considerada satisfatória. Os conceitos satisfatórios em avaliações externas garantem ao IFFar a manutenção da sua autonomia institucional e possibilitam aos servidores e estudantes a participação em vários programas públicos.

De acordo com a diretora de Graduação do IFFar, Janete De Conto, os resultados demonstram a excelência da educação oferecida pela instituição. “Os conceitos satisfatórios que conquistamos são motivadores para toda a comunidade acadêmica continuar a desenvolver suas ações com maestria” afirmou Janete. “Os resultados reafirmam que nossos cursos fazem a diferença na vida de muitas pessoas”.

Entenda como funciona a avaliação

Os cursos foram avaliados remotamente, por uma comissão de dois professores que constituem o Banco de Avaliadores do Inep/MEC, nas 3 dimensões do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação – Presencial e a Distância – Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento (2017) em vigência:

  • Organização didático-pedagógica, com peso 3;

  • Corpo Docente, com peso 4; e

  • Infraestrutura, com peso 3.

Em processos avaliativos externos de reconhecimento e de renovação de reconhecimento, os avaliadores conferem a documentação dos cursos quanto ao atendimento a requisitos legais, e normativos internos e externos, nas três dimensões.

A infraestrutura é avaliada a partir de uma visita virtual guiada, em que é possível aos avaliadores verificarem a qualidade de vários setores, como biblioteca, salas de aula, laboratórios, registros acadêmicos, assistência estudantil, entre outros.

Além disso, os avaliadores realizam reuniões distintas com docentes, com o Núcleo Docente Estruturante, e com os discentes de cada curso, e com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Núcleos de Avaliação.

 

 

Fonte Secom – com informações da Direção de Graduação da Pró-Reitoria de Ensino do IFFar