Projeto Flores para Todos entrega os primeiros resultados do embelezamento da praça de Silveira Martins


Fotos Equipe PhenoGlad

Nesta terça-feira (13), foi realizado o plantio das primeiras flores como parte da restauração e modernização do paisagismo de Silveira Martins, berço da Quarta Colônia de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. A ação é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio do projeto Flores para Todos e do Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM no município, e a Prefeitura de Silveira Martins.

O professor Nereu Augusto Streck, coordenador da Equipe PhenoGlad da UFSM e diretor de Pesquisa, Ensino e Extensão da Associação Rio-Grandense de Floricultura (AFLORI), participou da atividade ao lado de representantes da comunidade, servidores municipais e secretários da Prefeitura. Juntos, realizaram o plantio das mudas nos primeiros canteiros da praça central. Essa primeira ação concreta foi viabilizada por uma parceria público-privada que conferiu agilidade e recursos ao processo.

“A universidade precisa estar na comunidade. Nossa primeira reunião com a Prefeitura de Silveira Martins foi dia 13 de abril. Naquela reunião definimos metas de curto, médio e longo prazo para tornar Silveira Martins ainda mais atrativa para os turistas. A meta de curto prazo era entregar os primeiros 5 canteiros da praça com flores em maio. Hoje, 13 de maio, um mês depois, o resultado foi entregue e a meta de curto prazo atingida. Agora é seguir nas próximas metas”, explicou Nereu.

Ele também destacou a importância da integração entre diferentes setores: “O processo envolveu agentes públicos (Prefeitura e UFSM) e privados (produtores familiares de flores, atacadista, varejista e a doação das mudas por empresário), ou seja, a cadeia completa. Esse é caminho para atender as demandas da comunidade “.

Fonte Assessoria Imprensa UFM