UFSM: Reportagem em quadrinhos retrata a ansiedade climática dos moradores de Santa Maria


A Agência de Notícias da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) preparou uma série de conteúdos para abordar o 1º ano após as enchentes de Abril e Maio no Rio Grande do Sul. Entre os conteúdos produzidos pelo setor está uma reportagem em quadrinhos sobre ansiedade climática em uma comunidade periférica do município de Santa Maria.

A apuração, o texto e as ilustrações são do estudante Pedro Moro, bolsista do setor e acadêmico do curso de Jornalismo. Pedro queria retratar como as enchentes mudaram a rotina dos moradores do bairro Urlândia que vivem às margens do Arroio Cadena, um dos afluentes do Rio Vacacaí, da Bacia do Jacuí. Naquele bairro, os moradores já sofriam com o transbordo do arroio e, depois das cheias de 2024, preocupam-se constantemente toda vez que chove ou troveja. Essa preocupação que tira o sono é um dos efeitos da chamada ansiedade climática.

Para contar a história, o estudante optou pelo jornalismo em quadrinhos, mais especificamente pelo gênero da reportagem em quadrinhos, formato usado anteriormente pela comunicação da UFSM na Revista Arco. O gênero coloca o repórter na cena do acontecimento e, também, nas ilustrações. Os quadrinhos são fidedignos à realidade, ao reproduzir elementos que ajudam a caracterizar as personagens e a compor o cenário da história.

A novidade é que neste trabalho o repórter ainda ilustrou. Para isso, Pedro contou com a colaboração da estudante Jessica Mocellin, também do curso de Jornalismo e bolsista do setor, que registrou as cenas em fotos. A partir das anotações, das gravações e das fotos, o estudante fez os desenhos.

A reportagem em quadrinhos, publicada no site e nas redes sociais da UFSM, teve a edição do jornalista Maurício Dias e a supervisão gráfica do designer e analista de TI Daniel Michelon De Carli. A chefia do setor é da jornalista Mariana Henriques.

Reportagem disponível em https://www.ufsm.br/2025/05/13/hq-ansiedade-climatica

Fonte e foto Assessoria de Imprensa
Universidade Federal de Santa Maria