Nascido em dezembro de 1905, Erico Verissimo carrega a honraria de ser o maior escritor de Cruz Alta e residir no panteão dos grandes literatos do Brasil. Sua obra foi traduzida em mais de quarenta idiomas e até hoje seus livros são referências, que servem como base para adaptações cinematográficas e televisivas.
Embora tenha falecido ainda em 1975, há cinquenta anos, Erico continua vivo, em nosso jeito de ser, em nossos casarios, ou mesmo nas histórias que contamos de pais para filhos. Uma grande programação vem sendo preparada para a próxima sexta-feira, dia 23 de maio, que irá homenagear e valorizar a trajetória do Imortal, marcando o início das comemorações dos 120 anos do escritor cruz-altense.
Na ocasião, será apresentada a programação que se estenderá até dezembro. Ainda na noite da sexta-feira, será realizada a assinatura do contrato da obra de revitalização e restauro da Casa Museu Erico Verissimo, viabilizada com recursos do Ministério da Cultura, e o lançamento da licitação para a modernização da esquina do Museu.
O evento contará com a presença da neta de Erico, Fernanda Verissimo, e apresentações artísticas, do Grupo Máschara com os personagens da obra “O Tempo e O Vento” e a invernada adulta do CTG Querência da Serra.
A Casa Museu Erico Verissimo não será fechada, o local recebe centenas de visitantes todos os meses, nesse contexto está sendo organizado um novo espaço que abrigará o Museu Temporário. A 45ª Coxilha Nativista, que acontece em julho, também prestará inúmeras homenagens ao nosso escritor, sendo Erico Verissimo o tema das canções.
A Administração Municipal tem feito um grande trabalho de aproximação das personagens e histórias, junto às escolas, com palestras, debates, gibi “A Turminha do Erico” e outras tantas ações, que visam semear entre os mais jovens o interesse por uma obra tão rica. As próximas gerações precisam se encantar com os personagens do “Aviãozinho Vermelho”, “Castelo Encantado” e muito mais.
Toda a comunidade está convidada a participar de toda a programação dos 120 anos de Erico Verissimo, em especial do evento do dia 23 de maio. O evento inicia às 18h30, os cruz-altenses são esperados para prestigiar, se encantar com as atividades, e principalmente, homenagear ao nosso maior expoente da literatura.
Fonte e foto Assessoria imprensa PMCA
Comentários