Grêmio encerra participação na Copa do Brasil 2025. Grêmio 0 X 0 CSA

Tricolor ainda fez o gol que levaria a decisão para as penalidades, mas o árbitro anulou o gol legal


Na noite desta terça-feira, o Grêmio encerrou a participação na Copa do Brasil 2025 ao empatar em 0 a 0 com o CSA, na Arena, em partida marcada por erros inacreditáveis de arbitragem.

A partida começou equilibrada, que se refletia na igualdade da média geral de posse de bola e poucas oportunidades de ataque nos primeiros minutos de jogo. Com o apoio da torcida, o Grêmio passou a impor seu ritmo e a estar mais presente no campo de ataque. A primeira tentativa de gol foi gremista, aos seis minutos, com Monsalve arriscando de fora da área para defesa de Gabriel Félix.

O CSA tentou levar perigo à meta de Volpi aos 10 minutos em cobrança de falta de Silas, mas o arqueiro gremista segurou firme. Mais presente no campo de ataque, o Grêmio passou a controlar a partida e ter ampla superioridade na posse de bola, mas encontrava a defesa alagoana bem fechada. Em mais uma trama ofensiva do Tricolor, aos 15 minutos, Braithwaite tentou encontrar Monsalve na área, mas a bola ficou muito longa e saiu em tiro de meta.

O Grêmio pressionava e, aos 22 minutos da etapa inicial, Amuzu tentou ou cruzamento, a bola desviou no meio do caminho e quase surpreendeu o goleiro, que conseguiu se recuperar e fazer a defesa com a ponta dos dedos. A torcida gremista cantava e o Imortal seguia atacando. Aos 27 jogados, em uma rápida tabela pela direita da grande área, Cristian Olivera invadiu a pequena área, mas foi bloqueado na tentativa do chute pelo goleiro que saiu debaixo das traves.

Com o gol gremista teimando em não sair neste primeiro tempo, Marlon arriscou de muito longe e quase marcou um lindo gol aos 33 minutos, mas o goleiro Gabriel Félix fez a defesa. Aos 42, Marlon alçou bola para área em cobrança de falta e depois do bate e rebate, a bola passou à direita do gol. 

O Tricolor seguia atacando nos acréscimos da etapa inicial, aos 46 minutos, Cristian Olivera serviu Braithwaite pela esquerda da área. O dinamarquês dominou e chutou, mas o arqueiro adversário fez a defesa. No minuto seguinte, Ronald recebeu cruzamento na entrada da área e ajeitou para Monsalve, que chutou de primeira e a bola explodiu na trave.

Nos primeiros movimentos da etapa final, o CSA tentou pressionar, mas logo o Grêmio voltou a tomar as iniciativas. Aos dois minutos, Marlon passou para Braithwaite, que invadiu a área e chutou rasteiro para defesa do goleiro. A primeira substituição na equipe foi a saída de Monsalve para entrada de Arezo.

Aos 11 minutos, Cristian Olivera cruzou e a bola atravessou a área para encontrar Amuzu, que dominou, passou pelo marcador e finalizou por sobre o gol. O Grêmio seguia tentando balançar a rede. Aos 14, foi a vez de Braithwaite chutar da meia-lua para defesa de Gabriel Félix.

Em mais uma parada para substituições, Mano Menezes promoveu as entradas de Alysson e Aravena nos lugares de Cristian Olivera e Amuzu. Aos 22 minutos, o árbitro Matheus Candançan foi no VAR para verificar uma agressão em Alysson, mas de forma inacreditável, o juiz da partida apenas aplicou cartão amarelo para Luiz Gustavo, que deu uma tapa no rosto do jogador gremista. As últimas duas mudanças na equipe foram as entradas de Lucas Esteves e Pavon nos lugares de Marlon e Ronald.

O Grêmio seguia em busca do gol e a torcida cantava cada vez mais alto, apoiando o Tricolor. Aos 34 minutos, Aravena cruzou e Arezo cabeceou por cima do gol. No lance seguinte, Wagner Leonardo tentou, mas pegou mascado e a bola foi sem força para defesa do goleiro. Aos 38 minutos, Pavon cruzou e Arezo completou de primeira. A bola tinha o endereço, mas o goleiro fez a defesa.

Aos 44 minutos, o Grêmio chegou ao gol com Aravena, mas o árbitro Matheus Candançan enxergou uma falta inexistente de ataque. O juiz ainda foi no VAR para revisar o lance e, mesmo com a imagem clara mostrando que não houve falta e que o gol foi legal, o árbitro manteve a nulidade do gol.

O próximo compromisso do Grêmio é no domingo, 25, às 11h, contra o Bahia, na Arena, pela 10ª rodada do Brasileirão.

Fonte Grêmio FBPA  Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA