Obrigatório no país, o treinamento para aplicadores de agrotóxicos tem sido oferecido no Rio Grande do Sul pela Emater/RS-Ascar, por meio do programa Inspeciona/RS. Nesta semana (22 e 23/05) o Inspeciona/RS capacitou um grupo de 12 agricultores, em Quevedos.
Um dos pontos discutidos durante a capacitação é a utilização de inseticidas hormonais e eficiência de aplicação dos defensivos. Na parte prática, com um simulador de deriva, foi possível comparar diferentes pontas de pulverização e tipos de gotas. Também fazem parte do conteúdo temas ligados à manutenção, regulagem e calibração de pulverizadores agrícolas e uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Cada ponta de pulverização se adequa a um determinado manejo. Os produtos, herbicidas hormonais, inseticidas, herbicidas, fungicidas devem ser aplicados com gotas específicas. Durante o curso, isso foi demonstrado aos produtores, para que eles possam ser mais eficientes na aplicação em suas propriedades. Isso também reduz os riscos de contaminação ambiental e principalmente de deriva, no caso dos herbicidas hormonais, disse o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Ricardo Marconato.
O projeto Inspeciona-RS existe desde 2019, e funciona em duas linhas de ação. A primeira é o treinamento de agricultores e a segunda linha de ação é a inspeção de pulverizadores agrícolas. A Emater/RS-Ascar já capacitou mais de 17 mil agricultores, em 695 cursos realizados no Rio Grande do Sul (números de 2025). Também foi realizada a inspeção e orientação técnica para a regulagem de 2.593 pulverizadores.
O curso realizado no CTG Mangueira de Pedra, foi uma iniciativa da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura de Quevedos.
Fonte e foto por: Assessoria de Comunicação da Emater/RS-Ascar – Regional de Santa Maria
Júlia Xavier Vasques
Comentários