Acesso entre Santa Maria e Itaara, Estrada do Perau segue totalmente bloqueada por tempo indeterminado


A Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Mobilidade Urbana, reforça que a Estrada do Perau segue com bloqueio total por tempo indeterminado. A via é uma das alternativas de acesso para Itaara. O trecho está sinalizado. A via foi interditada no último dia 1º após os registros de deslizamento de terra, de queda de árvores e de pedras soltas por causa da enxurrada registrada na última semana.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa, esclarece que a via passa por criteriosas avaliações com técnicos especializados para que sejam definidas as próximas ações de revitalização o trecho.

“Até o momento, não há previsão de liberação do acesso, nem para motoristas nem para moradores, uma vez que segue o risco de deslizamento de terra nas imediações e muitas pedras soltas. Já realizamos a limpeza em mais de 70% da Estada do Perau. Em virtude dos estragos, será necessário que profissionais especialistas em solo da Secretaria de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos e também da UFSM façam uma análise e emitam um laudo da investigação para saber se o solo segue se movimentando. No trecho, há um barranco que sofreu deslizamento no costeado da estrada. Então, a estrada não pode ser liberada porque oferece problemas estruturais e vai colocar em risco as pessoas que trafegam por lá. O bloqueio segue nas duas extremidades da estrada, nos dois sentidos de Santa Maria a Itaara”, faz um apelo o secretário.

A BR-158 está no sistema Pare e Siga a partir do trevo do Castelinho, em Santa Maria, devido ao deslizamento ocorrido no Km 306, em Itaara, e ainda não é possível liberar o fluxo de veículos pesados. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) alerta que caminhões e outros veículos não devem se dirigir para a BR-158 para tentar passar, pois isso não será liberado. Só estão subindo e descendo a Serra veículos de socorro e emergência, e casos de emergência de saúde. A PRF também tem liberado a passagem em horários específicos para uma linha de ônibus entre Itaara e Santa Maria, principalmente para pessoas que trabalham em uma cidade e moram na outra.

Texto: Diniana Rubin 
Fotos: Marcelo Oliveira/PMSM