Um encontro para fortalecer vínculos, foi assim que o presidente da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea), Fritz Roloff, se referiu ao 39º Encontro Estadual de Professores do Ensino Agrícola, que teve início na noite de 13 de novembro, em Santa Rosa (RS). O encontro tem programação que inclui palestras, troca de experiências e visitas à Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste e ao Museu Memorial da Evolução Agrícola.
Em sua fala, na cerimônia de abertura, Fritz Roloff citou que vários são os colegas que passaram por sua trajetória profissional, mas alguns sempre marcam. “Quero, aqui, lembrar um professor que foi muito importante na minha gestão enquanto diretor da atual Escola Fronteira Noroeste. Tu foste uma marca na minha vida, porque a gente cresceu muito como ser humano”, destacou, referindo-se a Atanagildo Germano Rorato. Roloff disse, ainda, que em seu período na cidade foi muito valorizado não só por seu mérito, mas também por ser uma comunidade diferenciada. O dirigente também fez referência a outros colegas como o ex-presidente da Agptea, Heitor Tomé da Rosa, e o presidente do Instituto de Formação do Pampa, Paulo Benitez.
Ao agradecer a presença do superintendente da Educação Profissional do Rio Grande do Sul (Suepro), Tomás Marques de Hollanda Collier, do presidente do Conselho Estadual de Educação, Antonio Maria Melgarejo Saldanha, do presidente da Federação Nacional de Ensino Agrícola (Fenea), Lauri Marconatto, e do vice-presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas no Estado do Rio Grande do Sul (Sintargs), Jonas Marcelo Reidel Fernandes, o presidente da Agptea destacou a qualidade do encontro, realizado há 39 anos. “Nós fazemos questão de não chamar o nosso evento de congresso, chamamos historicamente de encontro de professores não só pela troca de conhecimento, mas para que possamos nos encontrar, aprender um com outro e fortalecer nossos vínculos”, pontuou.
Ao fazer uso da palavra, o superintendente da Suepro lembrou que estava no Rio Grande do Sul a apenas dois meses quando aceitou o convite para participar do encontro de professores de 2023. Para este ano, no espaço destinado à palestra da superintendência seria muito mais do que uma fala. “A Suepro quer ter, no encontro, um momento de escuta e que são, estes, momentos importantes para refinar e melhorar o trabalho”, concluiu.
Também estiveram na mesa de honra, o presidente do Conselho de Diretores das Escolas Técnicas Agrícolas, Luis Carlos Cosmam, a coordenadora da 17ª CRE de Santa Rosa, Adriane Regina Spohr, a diretora de Ensino do Instituto Federal Farroupilha Campus Santa Rosa, Elisângela Weber, a diretora Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste, Celoni Cassola Maicá, a gerente adjunta da Emater Santa Rosa, Ivânia Bernardete Polaczinsk, e o diretor presidente da Cooperativa Educredi, Elson Geraldo de Sena.
Após a cerimônia de abertura do encontro, os professores participantes, que lotaram o centro de eventos do Hotel Imigrantes, assistiram a uma palestra com a educadora Leni Spanivello. A palestrante apresentou uma fala voltada ao autoconhecimento e à valorização pessoal, em formato lúdico, com canções intercaladas.
Foto: Érika Ferraz/AgroEffective
Texto: Ieda Risco/AgroEffective
Comentários