Arrozeiros doam 40 mil litros de diesel para produtores da região Central gaúcha atingidos pelas enchentes


Orizicultores da região central do Rio Grande do Sul receberam um importante aporte de recursos para recuperação de solo e plantio após as enchentes de maio e junho deste ano no Estado. Mais de 30 produtores de Dona Francisca e Agudo receberam 40 mil litros de diesel, a um custo total aproximado de R$ 215 mil. As ações foram coordenadas pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e Barra do Quaraí.
O diretor Jurídico da Federarroz, Anderson Belloli, destacou que os arrozeiros e associados buscam com isto cumprir com a sua missão institucional, “não só defendendo o orizicultor, o produtor de grãos da região sul do nosso estado, mas sempre que necessário também auxiliando a população gaúcha em algumas situações, como nós vimos recentemente, não só na pandemia, mas também nas enchentes de maio e junho”, ressaltou.
Belloli reforçou que, nas últimas semanas, a Federarroz tem adotado, com associados, medidas importantes no sentido de doação de valores para produtores de arroz da Depressão Central, fortemente atingidos pelas enchentes de maio. “A ideia é que possam, dentro do possível, mesmo com muita dificuldade, recompor aquilo que de mais precioso têm para que possam produzir, que é o seu solo. Então, estamos felizes e seguiremos trabalhando para tornar menos difícil essa valorosa missão que é produzir alimentos nesse país”, concluiu.
O presidente da Associação de Arrozeiros de Uruguaiana e Barra do Quaraí, Ariosto de Macedo Pons Neto, afirmou que os produtores da fronteira Oeste atenderam prontamente o chamado para participar da ajuda.  “Os produtores daqui de Uruguaiana e Barra do Quaraí são na sua grande maioria oriundos da região da Quarta Colônia, onde estão municípios como Dona Francisca, Restinga Seca, Agudo e São João do Polêsine, entre outros. Muitos produtores ainda têm parentes que moram lá e também existe vínculo afetivo com a região. Todos aqui estão muito satisfeitos de poder ajudar de alguma forma”, concluiu Pons Neto.
Já o engenheiro agrônomo da Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma (Camnpal) unidade de Dona Francisca, José Mário Tagliapietra, agradeceu em nome da Coordenação da Recuperação da Margem do Rio Jacuí e das áreas dos produtores de arroz das localidades de Linha Grande e Linha dos Repke a ajuda financeira coordenada pela Federarroz e Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e Barra do Quaraí . “Um grupo de 25 produtores rurais franciscanos se uniram para restaurar os estragos causados pela enchente de maio e que trouxeram inúmeros transtornos na região. E não podemos deixar de agradecer o esforço de personalidades e grandes incentivadores que nos apoiaram, como o presidente da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e Barra do Quaraí, Ariosto de Macedo Pons Neto, além da diretoria da Federarroz, que coordenaram esta ação de arrecadação dos recursos para a recuperação das áreas atingidas”, ressaltou.

Foto: Divulgação
Texto: Artur Chagas/AgroEffective