No mês de janeiro do presente ano, a Brigada Militar deflagrou a Operação Cerco Fechado em todos os municípios do Estado do Rio Grande do Sul.
A operação objetiva o combate aos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), a qual em conjunto com a Operação Proscriptus, que objetiva a recaptura de foragidos do Sistema Prisional, foram intensificadas as ações de saturação de áreas sensíveis.
Através de análise do programa de Gestão de Estatística em Segurança (GESeg), a Brigada Militar de Santa Maria intensificou a sua atuação (abordagens, barreiras e presença policial). Assim, empregando de forma estratégica, os conhecimentos de inteligência à eficácia do policiamento ostensivo.
Cabe ressaltar que, no Município de Santa Maria, houve a ação conjunta entre CPChq, CRPO Central, BOPE, 2º BABM, 2º BRBM, ESFAS-SM e demais órgãos da segurança pública.
Resultando na prisão de 350 pessoas, durante o mês intenso de policiamento.
Destes, 28 eram foragidos.
Ainda durante a operação, aproximadamente 14 mil pessoas foram abordadas.
Com relação às barreiras policiais, mais de 250 foram realizadas e 1.897 carros fiscalizados. Além disso, 710 estabelecimentos comerciais foram patrulhados.
Ao total, 35 armas de fogo foram apreendidas.
Além de aproximadamente 27 kg de drogas e 336 munições.
Por fim, cabe salientar, que os números do mês de janeiro são bastante expressivos, mas refletem também na queda dos indicadores criminais, tais como homicídio doloso que houve uma estabilização durante o período indicado, bem como redução de 25% nos roubos a estabelecimentos comerciais, financeiros e de ensino, redução de 48% no roubo a pedestre e redução de 50% no roubo a veículos.
Fonte : Comunicação Social do 1º RPMon
Comentários