
Em uma noite de gala e emoção, a Feira Nacional do Trigo (FENATRIGO) oficializou o reinado da corte da XVIII edição da feira. A cerimônia, realizada na noite do último sábado (05/04), no Clube Arranca, em Cruz Alta, reuniu autoridades, convidados e um grande público para a coroação da rainha Stéphani da Silva Oliveira; da primeira princesa, Alessandra Lopes Ochulaki; da segunda princesa, Luciana Bronzoni Pereira e da rainha juvenil, Valentina Reis de Oliveira. O momento também marcou a despedida da rainha juvenil, Anita Keitel Jobin Badaraco; da rainha adulta, Laura Reis e das princesas Mileny Andriollo e Eduarda Dalla Brida, soberanas da 17ª edição.
Em seu pronunciamento, o presidente da XVIII Fenatrigo, Gustavo Bilibio destacou a grandeza e a complexidade da organização do evento que movimenta Cruz Alta e região. Com humildade e gratidão, ele reconheceu que nada seria possível sem o trabalho conjunto. “Organizar um evento dessa magnitude não é tarefa fácil. Envolve planejamento, dedicação e, acima de tudo, trabalho em equipe. Sozinho, é impossível. Estamos celebrando meio século de uma feira que é muito mais do que um evento: é parte da identidade de Cruz Alta. São cinco décadas de promoção do agronegócio, de incentivo à economia local, de valorização da cultura regional e de fortalecimento das nossas raízes. Chegar a esse marco é motivo de orgulho para todos nós, e também um convite à reflexão sobre o nosso papel na continuidade dessa história. Seguimos firmes, com os pés no presente e os olhos voltados para o futuro, honrando o passado e construindo, juntos, uma Fenatrigo cada vez mais forte e representativa”, concluiu o presidente.
Com emoção, o presidente da Associação Fenatrigo, Airton Carlos Becker refletiu sobre a longa trajetória da feira, que chega à sua 18ª edição celebrando 50 anos de história. “Passa um filme na nossa cabeça. Faz anos que nos dedicamos de forma voluntária à feira. São 50 anos de Fenatrigo. Alguém teve essa ideia lá em 1975, pensando no trigo, na valorização do campo. Muitas coisas mudaram, mas a agricultura continua sendo forte e importante. A Fenatrigo hoje não é só agricultura, mas também tecnologia, lazer e cultura”, concluiu.
O deputado estadual Rafael Braga Librelotto também relembrou sua trajetória de envolvimento com a feira, especialmente no ano de 2014, quando presidia a Câmara de Vereadores de Cruz Alta. “Me lembro das reuniões, do esforço conjunto para retomar a feira, dando a ela um novo foco, mais técnico, voltado à discussão da cadeia produtiva do trigo. É uma feira que projeta nossos valores, nossas potencialidades. Vida longa à nossa Fenatrigo. Que possamos, cada vez mais, levar o nome de Cruz Alta para o Rio Grande e para o Brasil”, destacou o deputado.
Encerrando os pronunciamentos, a prefeita de Cruz Alta Paula Rubin Facco Librelotto fez uma homenagem aos voluntários que mantêm viva a feira com trabalho, paixão e compromisso comunitário. “Quero, antes de tudo, saudar com carinho todos os voluntários. Essa feira só acontece graças à dedicação de pessoas que doam seu tempo, sua energia e seu amor por Cruz Alta. A Fenatrigo é muito mais do que uma feira. Ela representa a união do nosso povo, o orgulho por nossas raízes e o compromisso em defender aquilo que é nosso. Cruz Alta se mobiliza, se envolve, e mostra que, quando estamos juntos, somos mais fortes”, concluiu a prefeita.
Concurso:
Para a escolha da nova corte de soberanas, o corpo de jurados teve a difícil missão de avaliar e escolher as vencedoras, considerando quesitos como elegância, desenvoltura, simpatia e conhecimento sobre a história e a cultura de Cruz Alta. A XVIII Fenatrigo trouxe como jurados a empresária e ex-rainha da feira, Ana Luiza Vendrúsculo de Bortoli; a empresária, comunicadora e influenciadora digital, Camila Telles; o produtor e diretor de cinema, Pablo Müller; a administradora, Fernanda Bonotto e o médico e cirurgião plástico, Dr. Pedro Bilibio Westphalen.
Durante essa semana, as quinze candidatas participaram de uma extensa agenda de atividades que antecederam o grande momento da coroação. Entre as fases de pontuação, as candidatas participaram de uma prova de conhecimento geral, prova de vídeo, entrevista com os jurados e o desfile em passarela. As novas representantes da FENATRIGO a partir desta noite têm a missão de divulgar e representar o evento, que é um dos mais tradicionais do estado, fortalecendo as tradições, a cultura e a triticultura.
Embaixadora da Fenatrigo:
Como forma de reconhecimento à sua atuação em prol do agronegócio e da comunicação rural, Camila Telles foi homenageada pela comissão organizadora da XVIII Fenatrigo com o título de “Embaixadora da Fenatrigo”. A honraria foi entregue durante a cerimônia de escolha da nova corte, marcando um momento de gratidão e valorização pelo trabalho que ela realiza, levando o nome de Cruz Alta para o mundo.
Uma edição histórica:
Participaram do evento o presidente da XVIII Fenatrigo, Gustavo Jung Bilibio; o presidente da Associação Fenatrigo, Airton Carlos Becker; a vice-presidente da Associação, Daniele Furian Araldi; a prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto; o deputado Estadual, Rafael Braga Librelotto; o casal presidente da Comissão Social da XVIII Fenatrigo, Marieli e Ricardo Dal Forno; o casal vice-presidente, Ana Paula Martello e Oscar Martello; a coordenadora do concurso, Aline Bucco Bilibio; o coreógrafo responsável pela corte, Vladimir Colombelli; além de autoridades, patrocinadores e comunidade em geral.
A Fenatrigo 2025 será especial, pois marcará os 50 anos da primeira edição da feira. Com uma programação grandiosa e voltada para a valorização do agronegócio, o evento acontecerá entre os dias 26 de setembro e 5 de outubro de 2025, no Parque Integrado de Exposições Oswaldo Machado Beck, em Cruz Alta.
—
Jean Patrick Hochmüller Maidana
Jornalista – MTB 17179
Créditos Fotos: Jean Maidana
Comentários