Câmara de Júlio de Castilhos divulga a pauta da 3ª Sessão Plenária Ordinária de 2024


Foi realizada na tarde de segunda-feira, 26 de Fevereiro, às 15 horas, a 3ª Sessão Plenária Ordinária de 2024. Inicialmente foi lembrado aos vereadores sobre o envio por e-mail, da Ata da 2ª Sessão Ordinária de 2024, realizada dia 19 de Fevereiro de 2024,  tendo esta sido entendida como recebida e lida por todos e posteriormente, aprovada. Após, passou-se à seguinte Ordem do Dia:
 *PROPOSIÇÕES:
 – Pedido de Informações nº 003/2024 –  de autoria do vereador Valdemir Messias de Oliveira (Piruzinho – PSB) –  para que seja informado como está sendo realizada a fiscalização para evitar o trânsito de veículos pesados nos locais proibidos na sede do município.
 – Indicação nº 007/2024 –  de autoria do vereador José Waihrich Neto (PP) – para que o Poder Executivo implante na Rede Municipal a Lei Federal “Lucas” (Lei nº 13.722/2018), onde professores e funcionários de escolas públicas e privadas, de ensino infantil e básico deverão ser capacitados em realizar primeiros socorros.
 – Indicação nº 008/2024 –  de autoria do vereador José Adriano Meneghel Martins (Pixulim – MDB) – para que o Poder Público, através da Secretaria competente, desenvolva ações com os Idosos, a fim de promover conscientização e prevenção para o uso do celular, aplicativos e redes sociais, visando prevenir golpes dos mais diversos tipos.
– Indicação nº 009/2024 –  de autoria do vereador José Adriano Meneghel Martins (Pixulim – MDB) – para que o Poder Público desenvolva uma Lei de apoio à Educação, onde crianças em idade escolar, que não tenham condições financeiras para comprar material escolar, possam ser amparadas por essa Lei.
– Indicação nº 010/2024 –  de autoria do vereador João Horácio dos Santos Aquino (Pipoca – MDB) – para que o Poder Executivo encaminhe a esta Casa Legislativa Projeto de Lei (nos moldes do Projeto de Lei Sugestão em anexo) instituindo o Programa “Pró-Mulher” de trabalho e qualificação de mão-de-obra feminina em nosso Município.
– Indicação nº 011/2024 –  de autoria dos vereadores Antônio Aristides Avozani (PP), Carlos Basílio de Siqueira (UB) e João Horácio dos Santos Aquino (Pipoca – MDB) – para que seja realizada a cobertura lateral da estrutura do Ginásio do Bairro Santo Antônio; também, que seja realizada a reforma dos banheiros no local.
– Indicação nº 012/2024 –  de autoria do vereador Valdemir Messias de Oliveira (Piruzinho – PSB) – para que seja realizado estudo para instalação de sinalização de proibição de circulação de veículos pesados dentro da sede do município, principalmente nas imediações da Rua Mato Grosso.
– Indicação nº 013/2024 –  de autoria do vereador Valdemir Messias de Oliveira (Piruzinho – PSB) – para que o Conselho Municipal e o Departamento de Trânsito considerem fechar o cruzamento, que hoje permite conversão, entre a Avenida Assis Brasil e a Rua Mato Grosso, em ambos os sentidos. Justifica-se esta indicação por ali ser local de grande movimento de veículos e pedestres por conta do acesso aos comércios existentes nas proximidades. Em anexo, o vereador apresentou imagem do local para melhor compreensão.
 – Pedido de Providências nº 012/2024 –  de autoria do vereador José Adriano Meneghel Martins (Pixulim – MDB) – para que seja colocado um abrigo na parada para ônibus na Rua Assis Brasil, em Val de Serra, próximo ao acesso à casa do Senhor Miguel.
– Pedido de Providências nº 013/2024 –  de autoria do vereador José Adriano Meneghel Martins (Pixulim – MDB) – para que seja colocado um abrigo na parada para ônibus na comunidade da AACRI, em Val de Serra, próximo ao acesso à casa do Senhora Sandra Fagundes.
– Pedido de Providências nº 014/2024 –  de autoria do vereador José Adriano Meneghel Martins (Pixulim – MDB) – para que seja colocado um abrigo na parada de ônibus na Rua José Bevilacqua, esquina com a Rua Coronel Abílio, próximo à casa do Senhor Marcelo.
– Pedido de Providências nº 015/2024 –  de autoria do vereador Antônio Derlei da Silva (Franja – MDB) – para que seja colocada areia na quadra de vôlei do Bairro Pró-Morar.
– Pedido de Providências nº 016/2024 –  de autoria do vereador Valdemir Messias de Oliveira (Piruzinho – PSB) – Por que ainda não foram tomadas providências para o retorno do atendimento no ESF do Bairro Independência? Qual a situação da reforma ou da reconstrução do prédio do ESF?
– Pedido de Providências nº 017/2024 –  de autoria do vereador Valdemir Messias de Oliveira (Piruzinho – PSB) – para que seja realizada a instalação de quebra-molas/redutores de velocidade na Avenida Fernando Abott, entre o acesso à Secretaria de Assistência Social e o Fórum; também, que seja feito o mesmo ao longo da Avenida Castelo Branco. Esta medida de segurança visa impedir o tráfego de veículos em alta velocidade.
 GRANDE EXPEDIENTE: Fizeram uso do espaço regimental os vereadores Carlos Basílio de Siqueira (UB), José Adriano Meneghel Martins (Pixulim – MDB), Valdemir Messias de Oliveira (Piruzinho – PSB) e José Waihrich Neto (PP).
EXPLICAÇÕES PESSOAIS: Nas explicações pessoais, fizeram uso do espaço regimental os vereadores João Horácio dos Santos Aquino (Pipoca – MDB), José Adriano Meneghel Martins (Pixulim – MDB), Carlos Basílio de Siqueira (UB) e Lucas Dias de Oliveira (PSDB).
Cumprida a pauta, o Presidente do Legislativo, vereador Sadi Müller (Suíço – PSB) encerrou os trabalhos ordinários do dia, deixando agendada a próxima sessão plenária para o dia 04 de Março, às 15 horas.

 

Fonte: Assessoria Imprensa Câmara (Carla Fonseca)