Marcelo Matusiak/ 4a Caminhada Janeiro Branco
A saúde mental tem ganhado destaque crescente nas discussões sobre qualidade de vida e bem-estar, evidenciando a necessidade de abordar o tema e superar estigmas. Situações como a pandemia de COVID-19 e as enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul agravaram quadros de ansiedade, depressão e outros transtornos, afetando milhares de pessoas. Nesse contexto, ações como a 4ª Caminhada Janeiro Branco, dedicada à conscientização sobre saúde mental e bem-estar, tornam-se fundamentais para promover o cuidado emocional e fortalecer redes de apoio.Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçam a urgência dessa discussão: o Brasil lidera como o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo (18,6 milhões) e ocupa o 5º lugar em índices de depressão (11,5 milhões).
A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) marcou presença na caminhada idealizada pela vereadora Tanise Sabino. O evento ocorreu neste domingo, 5 de dezembro, às 10h30min, passando pelo Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção, e seguiu pela Rua do Brique até a Avenida Osvaldo Aranha, reunindo profissionais da saúde, autoridades e a comunidade em prol dessa importante causa.
O presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr., destacou a relevância do evento para ampliar o debate sobre saúde mental em suas diversas vertentes.
“A saúde mental é uma pauta central para a AMRIGS, abrangendo desde a ansiedade e depressão até questões de drogadição e transtornos do espectro autista. A 4ª Caminhada do Janeiro Branco, liderada pela vereadora Tanise Sabino, é essencial para sensibilizar governantes e legisladores sobre essa temática, especialmente diante dos impactos da pandemia e das enchentes no Rio Grande do Sul. Saúde mental vai além da doença; é também sobre promover o bem-estar”, afirmou.
A vereadora Tanise Sabino, organizadora do evento, ressaltou a importância de ações contínuas para garantir o cuidado mental da população.
“Estamos na 4ª edição da Caminhada do Janeiro Branco, que celebra a saúde mental e integra o calendário oficial de Porto Alegre. É gratificante, como primeira psicóloga vereadora, priorizar essa pauta no nosso mandato. Já avançamos em Porto Alegre com iniciativas como a ampliação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), a contratação de equipes multidisciplinares nas unidades básicas de saúde e a criação do Centro de Autismo Infantil. Ainda há muito a fazer, mas seguimos firmes para garantir saúde mental o ano todo, não apenas em janeiro”, destacou.
O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, também enfatizou a importância de uma abordagem preventiva e integrada.
“Janeiro Branco é um momento de reflexão e um chamado à atenção para a saúde mental, especialmente no início de um ano cheio de expectativas. Saúde mental é um dos maiores desafios de saúde pública, sendo, em alguns momentos, a principal causa de internações em emergências. A caminhada em Porto Alegre reforça a importância da prevenção, com iniciativas que integram profissionais como psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e educadores físicos. Nosso objetivo é ampliar o cuidado multiprofissional e fortalecer a rede, com novos CAPS previstos para 2025. Saúde mental é prevenção, cuidado e qualidade de vida ao longo de todo o ano”, disse.
O evento também contou com a presença da vice-prefeita de Porto Alegre, Betina Worm; do deputado estadual Elizandro Sabino e da primeira-dama de Porto Alegre, Valéria Leopoldino.
Sobre a AMRIGS
A Associação Médica do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos voltada para a atualização do conhecimento técnico-científico e para a realização de debates científico-culturais relacionados à saúde, à Medicina e à vida profissional. Desde o momento de sua fundação em 1951, a AMRIGS integra a vida do médico em todas as etapas da profissão, tendo como objetivos:
Comentários