O câncer de colo de útero é uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil. Estima-se que a maioria dos casos seja provocada pelo papilomavírus humano (HPV), um vírus transmitido principalmente por contato sexual. Embora muitas pessoas entrem em contato com o HPV ao longo da vida sem apresentar sintomas, alguns tipos do vírus podem causar doenças graves, incluindo câncer no colo do útero, ânus e boca.
A prevenção é a melhor forma de combate. A vacina contra o HPV, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é altamente eficaz na proteção contra os tipos de HPV responsáveis pela maioria dos cânceres de colo do útero. Essa imunização é recomendada para meninas e meninos de 9 a 14 anos, antes do primeiro contato com o vírus.
A Prefeitura convida pais e responsáveis a levarem seus filhos para a imunização. As doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e na Policlínica.
Fonte Assessoria de Comunicação PMJC
Comentários