Capacitação qualifica prefeituras gaúchas no cadastro de imóveis rurais

Júlio de Castilhos, enviou representante para treinamento no Incra


Encerrou, em 28 de março (sexta-feira), a primeira edição de 2025 da capacitação realizada pelo Incra para agentes de Unidades Municipais de Cadastramento (UMC) no Rio Grande do Sul. O treinamento iniciou em 24 de março (segunda-feira) e ocorreu na regional gaúcha do instituto e também na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre.

Participaram 10 representantes de cidades com acordos de adesão formalizados com o Incra/RS para funcionamento das unidades: Dona Francisca, Júlio de Castilhos, Monte Alegre dos Campos, Montenegro, Muçum, Quinze de Novembro, São Pedro das Missões, Tapes, Tiradentes do Sul e Vitória das Missões.

O conteúdo contemplou o módulo 2 – para técnicos que já cursaram uma primeira etapa e agora aprofundam o tema da análise e processamento de Declarações de Cadastro Rural (DCR). Após a conclusão deste estágio, os representantes podem progredir a senha de acesso ao Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), possibilitando a análise e processamento de declarações de imóveis rurais com até quatro módulos fiscais em seus municípios.

É o que vai acontecer com o agente da UMC de Júlio de Castilhos desde agosto, Luis Fernando Stefanello. “Nos passaram casos muito parecidos com ocorrências reais, vividas no dia a dia. Vai subir um degrau, vamos conseguir analisar alguns casos e a fila de espera vai diminuir um pouco para os moradores da cidade e da região que possam usar o sistema lá”, avaliou.

A capacitação é realizada no módulo de treinamento do SNCR e inclui vários exercícios simulando diferentes situações de inclusão e atualização cadastral. Foi ministrada pela fiscal de Cadastro e Tributação Rural do Incra/RS, Simone Santa Helena, com participação do chefe da Divisão de Governança da Terra, Luís Renato Jasniewicz. Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com 191 UMCs ativas – a lista completa está disponível no portal do Incra.

Fonte e fotos Assessoria de Comunicação Social do Incra no Rio Grand do Sul