A Carne de Búfalo estará mais uma vez entre as atrações da Expochurrasco, que ocorre neste sábado, dia 26 de abril, no Jockey Club de Porto Alegre (RS). Pelo terceiro ano consecutivo, a proteína de búfalo marca presença, reforçando o compromisso com a divulgação da carne bubalina e suas qualidades gastronômicas. A ação é resultado da parceria entre criadores e chefs e tem o apoio da Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu), que busca ampliar o espaço da carne de búfalo nas mesas dos consumidores.
Nesta edição, o assado será feito com um animal de 14 meses e 348 quilos, cedido pelo criador e diretor da Ascribu, Luiz Paulo de Moura Nunes, da Cabanha Coxilha Grande. “Esse convite veio do chef Everton Kunzler, da Búfalos El Dorado, que se prontificou a entrar com a mão de obra enquanto eu entrei com o animal. A ideia foi justamente levar um animal bem precoce, que mostra a qualidade da carne jovem e o seu sabor marcante”, destaca.
A participação da carne de búfalo na Expochurrasco traz um diferencial neste ano: o preparo será feito em cortes especiais e não apenas na tradicional grelha. “A proposta é mostrar outras formas de preparo da carne bubalina. Vamos servi-la com purê de moranga cabotiá e hortelã, proporcionando uma nova experiência gastronômica ao público”, explica Nunes. Além disso, a carne será servida no mesmo espaço que o Wagyu, permitindo ao público uma comparação direta entre as duas carnes nobres.
Segundo o diretor da Ascribu, a estratégia tem como foco ampliar o conhecimento do consumidor sobre a carne de búfalo, seus atributos nutricionais e sabor diferenciado. “Essa parceria com a Ascribu tem sido fundamental para continuarmos divulgando o búfalo como uma excelente opção de proteína vermelha. E para nós, da Coxilha Grande, é também uma oportunidade de divulgar a nossa marca e valorizar a genética de animais precoces, criados com foco em qualidade de carne”, conclui.
O Festival de Gastronomia da Expochurrasco inicia a partir do meio-dia e vai até às 17h, mediante compra do passaporte do evento.
Foto: Larissa Mamouna/Arquivo/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective
Comentários