O DTG Poncho Verde, de Panambi, foi o campeão das Danças Tradicionais Força A, principal modalidade do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). É a primeira vez que a entidade leva para casa o troféu. A finalíssima da 36ª edição da competição ocorreu neste domingo (23), no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.
Castilhenses, Marcell Mello, Bernardo de Melo, Cainan Santos e a Luiza Bibiana Ferraz de Abreu comemoram o título de campeão do Enart 2023, em trabalho que não é de hoje, que vem sendo construído e lapidado há muito tempo.
Castilhense no DTG Ponche Verde com 100% de aproveitamento, campeão de tudo. venceram em todas categorias como Melhor entrada, Melhor saída, Grupo mais popular, Melhor musical, Grupo destaque 2023 e campeão do enart.
DTG Ponche Verde de Panambi, já é tradição para pessoas de Júlio de Castilhos, que por vários anos, sempre conta com a participação de castilhenses.
No tablado, o DTG Poncho Verde e “os homens de preto” apresentaram “o boi é bicho, mas tem alma sob o couro”. A coreografia fez referência a história dos homens de preto — os tropeiros — que levavam gado para o abate. Mas, no caminho do campo até o matadouro, o tropeiro começa a pensar no destino dos bois e se dá conta de que, embora sejam animais, a alma deles existe e está debaixo do couro.
O Enart é organizado pelo MTG, conta com patrocínio da prefeitura de Santa Cruz do Sul, da Fruki, Cervejaria Bellavista e Mercado Bom Preço, com financiamento da Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac-RS), por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
Vencedores do Enart 2023 na modalidade Danças Tradicionais
Danças Tradicionais Força A
-
1º lugar: DTG Poncho Verde – Panambi – 9ª RT
-
2º lugar: PTG Bocal de Prata – Osório – 23ª RT
-
3º lugar: CTG Ronda Charrua – Farroupilha – 25ª RT
-
4º lugar: CTG Sentinelas do Pago – Marau – 7ª RT
-
5º lugar: CTG Tiarayú – Porto Alegre – 1ª RT
Fonte GZH
Edição Alcir61
Comentários