No dia 2 de fevereiro, a cidade de Santa Maria celebrou a inauguração da nova iluminação externa da Catedral Metropolitana, um evento que reuniu fiéis, autoridades e membros do Clero.
A cerimônia, repleta de simbolismo, foi marcada por três momentos significativos: a bênção das velas, a posse do novo Pároco da Catedral e, finalmente, a ativação da iluminação que realça a majestosa estrutura da igreja, iluminando a Avenida Rio Branco e embelezando o cenário urbano da cidade. Cada um desses momentos refletiu a importância do evento tanto para a comunidade religiosa quanto para os cidadãos de Santa Maria. Ambas as celebrações foram presididas por Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo Metropolitano de Santa Maria.
“Nós continuaremos fazendo o que podemos para tornar isto aqui, um espaço que daqui 50 ou 100 anos, dirão: Aqueles que tinham fé em 2025, fizeram alguma coisa!”, ressaltou Dom Leomar a respeito das celebrações da noite.
A bênção das velas
O primeiro momento, em sintonia com o Dia de Nossa Senhora de Candelária, celebrado globalmente em 2 de fevereiro pela Igreja, foi a bênção das velas pelo Arcebispo. Cada cristão recebeu sua vela acesa, em um ato simbólico que representava Cristo como a luz do mundo e da vida de cada fiel.
A posse do novo Pároco
O segundo momento da cerimônia foi a posse do Pe. Junior Lago, recém-nomeado Pároco da Catedral Metropolitana de Santa Maria e da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, juntamente com suas comunidades. O rito incluiu a renovação das promessas feitas na sua ordenação, a profissão pública de fé e a entrega de elementos significativos da paróquia: as chaves da Igreja, o confessionário, a fonte batismal e as chaves do sacrário. Logo após, Pe. Junior foi acolhido pela comunidade, membros e colaboradores de ambas as paróquias.
A nova iluminação
Para dar ainda mais significado a esses momentos e realçar a beleza da estrutura, decoração e pintura da Catedral, novas luzes de LED foram instaladas, destacando os murais e vitrais da obra do italiano Aldo Locatelli, responsável pelas artes sacras da Catedral, além de outras igrejas e prefeituras do Rio Grande do Sul.
A pedido de Dom Leomar Antônio Brustolin, a instalação da iluminação interna e externa foi realizada pelo técnico de som e luz Maico Moro, colaborador do Santuário Basílica da Medianeira.
Anteriormente, a iluminação interna da Catedral era amarelada e pouco expressiva. Agora, as novas luzes conferem ainda mais valor estético e simbólico aos momentos retratados nas artes, vitrais e murais. Durante a celebração, para acompanhar o acendimento da nova iluminação externa, Dom Leomar convidou os presentes a se posicionarem em frente à Catedral.
Em meio à apresentação musical de Ricardo Barros, cantor santamariense, as luzes foram acesas gradualmente, permitindo que cada fiel e morador da Avenida Rio Branco pudesse contemplar a beleza que as novas luzes de LED trouxeram aos detalhes arquitetônicos da igreja. Quando todas as luzes se acenderam, a Catedral iluminou o centro da cidade, antes ofuscado pela escuridão.
Antes da inauguração da iluminação externa, durante sua homilia, Dom Leomar comentou sobre a renovação da iluminação da Catedral:
“Uma Catedral é uma igreja tão importante e é um breu aqui na frente de noite, quem viajou, quem vem de fora, sabe o que é uma Catedral, ela é uma força, e eu chegava aqui e estava sempre escuro. Aí eu reuni um pouco de recurso aqui e ali, e iluminamos com mais de 80 luzes de LED lá fora, vocês verão que bonita, toda a noite estará iluminada, por que quem passar aqui vai ver que o maior símbolo da cidade está iluminado.”Além disso, Dom Leomar ressaltou que a renovação da Catedral não se limita ao aspecto estético:
“Adequadamente me disse uma jornalista na entrada da igreja: Nós não queremos que o senhor fale só da iluminação que vai ser feita, o senhor está propondo uma renovação também da Paróquia? Sim! Nós precisamos trazer para Santa Maria mais jovens e crianças, e os idosos são os primeiros que vão nos ajudar.”
Fonte e fotos Créditos Arquidiocese Santa Maria (Divulgação)
Comentários